PCP na ManiFiesta e na Festa do L’Humanité

A Festa do L´Humanité, realizada em Paris, e a ManiFiesta, na localidade belga de Ostende, contaram com a presença do PCP, que divulgou as suas posições sobre a situação no País e no mundo e contactou com milhares de visitantes das festas.

Milhares de pessoas participaram na ManiFiesta e na Festa do L´Humanité

Entre 13 e 15 de Setembro realizou-se em Essone, Paris, a Festa do L'Humanité. O PCP esteve presente com um espaço próprio, inserido na «Village du Monde» (espaço dedicado às delegações estrangeiras), que foi ponto de encontro para muitos portugueses e espaço para o esclarecimento e a afirmação da intervenção e das propostas do PCP, tendo sido editado um folheto especial do Avante! em francês.

O espaço contou com uma banca de livros e outros materiais do PCP, assim como não faltaram os tradicionais sabores da cozinha portuguesa: pastéis de bacalhau, rissóis, pastéis de nata, acompanhados por vinhos e outras bebidas nacionais.

O PCP fez-se representar por Ricardo Guerra, do Executivo da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP, e Afonso Beirão, do Secretariado e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP, que participaram nos principais momentos da Festa, como a iniciativa de abertura, a inauguração da «Village du Monde» e o comício de encerramento.

Ricardo Guerra participou, conjuntamente com representantes de outros partidos, num debate sobre o combate à extrema-direita na Europa, e Afonso Beirão participou também num debate, sobre «A juventude e a ascensão da extrema-direita na juventude», no qual participou também o presidente da FMJD.

Fabien Roussel, Secretário-Geral do Partido Comunista Francês (PCF), no comício de encerramento, abordou na sua Intervenção aspectos da situação nacional francesa, elencou os pontos prioritários do programa apresentado pelo PCF nas últimas eleições, fez apelos à paz e defendeu a criação do Estado da Palestina.

Durante os três dias da festa do L'Humanité, o PCP, a sua delegação, assim como os inúmeros camaradas e amigos que ajudaram no funcionamento do stand, receberam múltiplas manifestações de simpatia e solidariedade.

ManiFiesta, na Bélgica
Dias antes, a 7 e 8 de Setembro, realizara-se em Ostende, na Bélgica, mais uma edição da ManiFiesta, que desde 2010 é organizada pelo jornal Solidaire, a rede Médecin pour le Peuple e várias organizações belgas. A convite do Partido do Trabalho da Bélgica (PTB), o PCP voltou a marcar presença nesta edição, com uma banca na área «Mundo Fiesta», assegurada por membros da Organização do PCP na Bélgica, com materiais e publicações do Partido e da Festa do Avante! e a degustação de pastéis de nata e vinho do Porto, que foram muito apreciados pelos visitantes.

Foi num ambiente de convívio fraternal entre partidos e organizações revolucionárias e progressistas de todo o mundo que se pôde contactar com os visitantes da ManiFiesta, partilhando experiências e respondendo a questões sobre a situação política em Portugal e no mundo.

O presidente do PTB, Raoul Hedebouw, no momento central da ManiFiesta, saudou os mais de 15 mil visitantes, caracterizando a festa com as palavras «Unidade. Diversidade. Solidariedade». Na sua intervenção, o dirigente denunciou os projectos dos partidos que querem formar um novo governo federal, a chamada coligação «Arizona», que prepara um novo ataque aos direitos dos trabalhadores, com cortes nas pensões e na Segurança Social, ataques aos salários, aos horários de trabalho e a todas as formas de solidariedade que hoje existem, apelando à luta dos trabalhadores e povo belga.

No final do momento central, Raoul Hedebouw condenou o genocídio em curso na Faixa de Gaza e cumplicidade dos EUA e de outros aliados com o Estado de Israel.



Mais artigos de: Europa

Competitividade, a quanto obrigas? (II)

Na edição do passado dia 22 de Agosto, abordámos um elemento central de muitos dos discursos de responsáveis de governos e instituições da UE: a questão da competitividade. Eis que no passado dia 9 foi apresentado o tão aguardado “relatório Draghi” sobre O futuro da competitividade Europeia. Este relatório não altera,...