Todos pela Paz!

Luta por um mundo mais justo dá mote ao Espaço Internacional

O compromisso dos comunistas e outras forças progressistas por um mundo mais justo, assente na solidariedade internacionalista, na amizade e cooperação entre os povos e no progresso social, estará em destaque no Espaço Internacional da Festa do Avante! 2024, sob o mote «Todos pela Paz!».

Visitantes poderão conhecer diferentes realidades políticas e culturais de dezenas de países

Este não será apenas um lema. Será, antes de mais, um apelo à tomada de consciência e acção na luta pela paz e contra a guerra, sabendo-se que tanto esta luta como, em geral, o movimento anti-imperialista e de solidariedade com os povos e a luta dos trabalhadores e amplos sectores sociais em defesa da liberdade, da democracia e do progresso social, confluem na construção de um mundo melhor.

Durante a Festa, os visitantes, além deconhecerem as diferentes realidades políticas e culturais de dezenas de países, poderão participar em debates onde, pela voz de convidados internacionais, será possível inteirar-sedos seus testemunhos de resistência e luta. Tal acontecerá, igualmente, nos momentos de solidariedade que decorrerão nos espaços das Organizações Regionais.

Afirmar a Paz, sempre!
Tal como nas anteriores edições, o Espaço Internacional continuará a ser o palco privilegiado de denúncia da política do imperialismo, da ingerência, da chantagem, da imposição de sanções e bloqueios e da tentativa de isolamento político e económico de países e povos.

Aqui, rejeitar-se-á a política de confrontação e de guerra, o militarismo, o aumento das despesas militares e a escalada armamentista, e alerta-se para os perigos que estas representam para os povos de todo o mundo.

Também por isso este é o espaço da defesa do desarmamento, das soluções políticas para os conflitos internacionais e dos princípios explanados na Carta da ONU e na Acta Final da Conferência de Helsínquia.

Solidariedade internacionalista
O Espaço Internacional será, ainda, o local da solidariedade com a resistência e luta do povo palestiniano, pelo cumprimento dos seus direitos nacionais, contra a brutal política de ocupação e colonização por parte de Israel e o genocídio que inflige à martirizada população na Faixa de Gaza.

No fundo, este será um espaço de solidariedade com os povos do mundo que lutam em prol dos seus direitos e soberania, aspirando a uma vida melhor.

 

Luta pela Paz em exposição

No Espaço Internacional estará patente uma exposição com o lema «Lutar contra o militarismo e a guerra! Dar oportunidade à Paz!».

Nos seus diversos painéis, o visitante poderá ver expostos temas e reflexões como a necessidade do fim da estratégia de confrontação e guerra, a urgência de pôr fim ao genocídio do povo palestiniano, a guerra na Ucrânia e o seu carácter, muito além de um conflito regional, ou perguntas como «a quem serve a guerra?» ou «onde está o inimigo principal?».

Também na exposição estarão explanadas a hipocrisia do imperialismo, a «indústria» da morte e a decadência do capitalismo, a luta pela paz, a democracia, a soberania e o progresso, o combate ao fascismo e à guerra, e a defesa de Abril e da Constituição.

 

Presenças de todo o mundo

Nesta edição, como nas anteriores, o Espaço Internacional será ponto de encontro para partidos comunistas e outras forças progressistas de todo o mundo, que compartilham os ideias de paz e solidariedade e que, em cada um dos seus países, lutam em prol dos interesses dos trabalhadores e dos seus povos.

Estão, neste momento, já confirmados os seguintes stands próprios no Espaço Internacional: Partido Comunista Alemão;Movimento Popular de Libertação de Angola; Partido do Trabalho da Bélgica; Partido Comunista da Bolívia; Partido Comunista do Brasil; Partido dos Trabalhadores (Brasil); Partido Africano da Independência de Cabo-Verde; Partido Comunista do Chile; Partido Comunista da China; Partido Progressista do Povo Trabalhador (Chipre); Partido Comunista Colombiano; Partido Comunista de Cuba; Partido Comunista de Espanha; Comunistas da Catalunha; Bloco Nacionalista Galego; Partido Comunista dos Povos de Espanha; Partido Comunista Francês; Partido Comunista da Grécia; Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo-Verde (Guiné-Bissau); Partido do Povo do Irão; Partido Comunista Italiano; Partido da Refundação Comunista (Itália); Partido Comunista (Itália); Partido Comunista Libanês; Frente de Libertação de Moçambique; Organização para a Libertação da Palestina; Frente Popular de Libertação da Palestina; Partido Comunista Peruano; Partido Comunista Britânico; Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe; Frente Polisário (República Árabe Sarauí Democrática); Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente; Partido Comunista da Turquia; Partido Comunista do Uruguai; e Partido Comunista do Vietname.

O Espaço Internacional contará, ainda, com os stands da Associação de Amizade Portugal Cuba, da Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin, do Espaço Paz e de Solidariedade com a Venezuela Bolivariana.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

Centenário de Amílcar Cabral assinalado na Festa do Avante!

Os 100 anos do nascimento de Amílcar Cabral serão comemorados na próxima Festa do Avante! com um debate sobre o tema «Novos sinais de esperança para os povos de África», no dia 7 de Setembro, no Espaço Internacional. Este acto encerra as comemorações do centenário de Amílcar Cabral...

«Sinto que a luta do povo palestiniano vai ser apoiada na Festa»

Inês Borges Coutinho, conhecida no meio da música electrónica por Violet, colabora há alguns anos com a Festa na programação da «Rave Avante!», para a qual convida artistas comprometidos com as lutas dos povos. Este ano, a Palestina estará em destaque.