Luta por um mundo mais justo dá mote ao Espaço Internacional
O compromisso dos comunistas e outras forças progressistas por um mundo mais justo, assente na solidariedade internacionalista, na amizade e cooperação entre os povos e no progresso social, estará em destaque no Espaço Internacional da Festa do Avante! 2024, sob o mote «Todos pela Paz!».
Visitantes poderão conhecer diferentes realidades políticas e culturais de dezenas de países
Este não será apenas um lema. Será, antes de mais, um apelo à tomada de consciência e acção na luta pela paz e contra a guerra, sabendo-se que tanto esta luta como, em geral, o movimento anti-imperialista e de solidariedade com os povos e a luta dos trabalhadores e amplos sectores sociais em defesa da liberdade, da democracia e do progresso social, confluem na construção de um mundo melhor.
Durante a Festa, os visitantes, além deconhecerem as diferentes realidades políticas e culturais de dezenas de países, poderão participar em debates onde, pela voz de convidados internacionais, será possível inteirar-sedos seus testemunhos de resistência e luta. Tal acontecerá, igualmente, nos momentos de solidariedade que decorrerão nos espaços das Organizações Regionais.
Afirmar a Paz, sempre!
Tal como nas anteriores edições, o Espaço Internacional continuará a ser o palco privilegiado de denúncia da política do imperialismo, da ingerência, da chantagem, da imposição de sanções e bloqueios e da tentativa de isolamento político e económico de países e povos.
Aqui, rejeitar-se-á a política de confrontação e de guerra, o militarismo, o aumento das despesas militares e a escalada armamentista, e alerta-se para os perigos que estas representam para os povos de todo o mundo.
Também por isso este é o espaço da defesa do desarmamento, das soluções políticas para os conflitos internacionais e dos princípios explanados na Carta da ONU e na Acta Final da Conferência de Helsínquia.
Solidariedade internacionalista
O Espaço Internacional será, ainda, o local da solidariedade com a resistência e luta do povo palestiniano, pelo cumprimento dos seus direitos nacionais, contra a brutal política de ocupação e colonização por parte de Israel e o genocídio que inflige à martirizada população na Faixa de Gaza.
No fundo, este será um espaço de solidariedade com os povos do mundo que lutam em prol dos seus direitos e soberania, aspirando a uma vida melhor.
Luta pela Paz em exposição
No Espaço Internacional estará patente uma exposição com o lema «Lutar contra o militarismo e a guerra! Dar oportunidade à Paz!».
Nos seus diversos painéis, o visitante poderá ver expostos temas e reflexões como a necessidade do fim da estratégia de confrontação e guerra, a urgência de pôr fim ao genocídio do povo palestiniano, a guerra na Ucrânia e o seu carácter, muito além de um conflito regional, ou perguntas como «a quem serve a guerra?» ou «onde está o inimigo principal?».
Também na exposição estarão explanadas a hipocrisia do imperialismo, a «indústria» da morte e a decadência do capitalismo, a luta pela paz, a democracia, a soberania e o progresso, o combate ao fascismo e à guerra, e a defesa de Abril e da Constituição.
Presenças de todo o mundo
Nesta edição, como nas anteriores, o Espaço Internacional será ponto de encontro para partidos comunistas e outras forças progressistas de todo o mundo, que compartilham os ideias de paz e solidariedade e que, em cada um dos seus países, lutam em prol dos interesses dos trabalhadores e dos seus povos.
Estão, neste momento, já confirmados os seguintes stands próprios no Espaço Internacional: Partido Comunista Alemão;Movimento Popular de Libertação de Angola; Partido do Trabalho da Bélgica; Partido Comunista da Bolívia; Partido Comunista do Brasil; Partido dos Trabalhadores (Brasil); Partido Africano da Independência de Cabo-Verde; Partido Comunista do Chile; Partido Comunista da China; Partido Progressista do Povo Trabalhador (Chipre); Partido Comunista Colombiano; Partido Comunista de Cuba; Partido Comunista de Espanha; Comunistas da Catalunha; Bloco Nacionalista Galego; Partido Comunista dos Povos de Espanha; Partido Comunista Francês; Partido Comunista da Grécia; Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo-Verde (Guiné-Bissau); Partido do Povo do Irão; Partido Comunista Italiano; Partido da Refundação Comunista (Itália); Partido Comunista (Itália); Partido Comunista Libanês; Frente de Libertação de Moçambique; Organização para a Libertação da Palestina; Frente Popular de Libertação da Palestina; Partido Comunista Peruano; Partido Comunista Britânico; Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe; Frente Polisário (República Árabe Sarauí Democrática); Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente; Partido Comunista da Turquia; Partido Comunista do Uruguai; e Partido Comunista do Vietname.
O Espaço Internacional contará, ainda, com os stands da Associação de Amizade Portugal Cuba, da Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin, do Espaço Paz e de Solidariedade com a Venezuela Bolivariana.