Manuel Cargaleiro doa espólio ao Seixal
O artista plástico Manuel Cargaleiro, que morreu no final de Junho, em Lisboa, doou, por testamento, todo o recheio da sua casa, em Almada, à Câmara do Seixal. O anúncio foi feito pela autarquia no dia 26.
«O mestre Manuel Cargaleiro (…) doou ao município do Seixal todo o recheio da sua casa, que inclui as suas últimas cinco obras originais, o ateliê de pintura, vários móveis e muitos objectos de colecção», assinala a autarquia numa nota.
«Considero que este importante legado doado pelo mestre Manuel Cargaleiro é um reconhecimento do trabalho efectuado pelo Município do Seixal em prol da cultura, no que respeita à sua promoção, formação e produção», salientou, por sua vez, Paulo Silva, presidente da Câmara do Seixal.
Recentemente, ainda em vida, Manuel Cargaleiro tinha já doado sete obras, no valor global de cerca de 500 mil euros, ao município, pelo que a autarquia tem, assim, em sua posse, um importante legado das últimas obras do artista plástico.
«É uma honra para o município do Seixal receber esta doação e responsabilizar-se pela guarda, segurança e conservação, comprometendo-se com a sua incorporação no acerco municipal de artes», salientou ainda Paulo Silva.