Cadeia de Caxias apresentado em Lisboa
Numa organização conjunta da URAP e da APJD, realizou-se no dia 9 de Maio, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a apresentação do livro «Cadeia de Caxias – a repressão fascista e a luta pela liberdade».
Contando com a presença do director daquela Faculdade, Professor Dr. Eduardo Vera Cruz, que saudou as mais de duas centenas de pessoas que encheram o auditório, a sessão, conduzida por Álvaro Pato, ex-preso político, e na qual participou também Madalena Santos, presidente da APJD, teve como primeiro orador Levy Baptista, presidente honorário daquela associação de juristas, que falou do apoio jurídico prestado durante o regime fascista aos presos políticos.
David Geraldes, então Tenente Fuzileiro, que integrou o corpo de militares que libertou os presos políticos de Caxias, relatou com elevado pormenor esse acontecimento e as circunstâncias que o rodearam, enquanto a jovem estudante Matilde Lima pôs a tónica da sua intervenção no legado das conquistas e valores de Abril e na tarefa sempre inacabada de as reinventar e defender.
José Pedro Soares, Coordenador da URAP, numa vibrante e comovente intervenção, que antecedeu um momento cultural, com a participação de Filipe Lopes e Rúben Martins, enquanto ex-preso político, trouxe à memória o que foi a brutalidade do regime fascista e dos seus instrumentos repressivos.