Joaquim Gomes homenageado na Marinha Grande
A Câmara da Marinha Grande atribuiu, no dia 8 de Maio, a medalha de Mérito Municipal a Joaquim Gomes (a título póstumo), um dos mais destacados dirigentes da história do PCP, que dedicou toda a sua vida à luta da classe operária, dos trabalhadores e do povo português; contra o fascismo e a exploração, pela liberdade e a democracia, a paz, o socialismo e o comunismo.
A medalha e o diploma foram recebidos pela sua sobrinha, Rosália Santos. O momento foi aplaudido efusivamente e de pé, demonstrando o reconhecimento da população, dos democratas e patriotas.
Na sessão, o Partido salientou que aquela homenagem honra a memória de Joaquim Gomes, bem como de gerações de abnegados lutadores pela liberdade e a democracia, pelo progresso da humanidade e pela paz. Destacada foi também a inauguração do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche, espaço de prisão e tortura que é agora um hino à condição humana e ao amor pela liberdade.
Para o PCP, o exemplo de Joaquim Gomes «pode e deve ser» uma referência para as novas gerações, que nesse exemplo compreendem que vale a pena viver e lutar com dignidade, de cabeça bem erguida, olhando o futuro e nele projectando e construíndo os valores de Abril.