Cinema português em Cannes
Na competição oficial do Festival de Cinema de Cannes, cuja programação foi anunciada no dia 11, está presente o filme português Grand Tour, de Miguel Gomes. Já no dia 16 foi anunciada a programação da Quinzena de Cineastas – um programa independente não competitivo que decorre em paralelo ao festival –, onde estão inseridos três filmes nacionais, de Inês Lima, Paulo Carneiro e Frederico Lobo.
Depois de ser presença regular em Cannes, nomeadamente na Quinzena de Realizadores, onde apresentou Aquele querido mês de Agosto (2008), As mil e uma noites (2015) e Diários de Otsoga (2021), Miguel Gomes estreia-se agora, em Cannes, com a longa-metragem Grand Tour, que segue a história de Edward, um funcionário público do império britânico durante o século XX, que foge da noiva no dia em que ela chega para o casamento.
Esta é a primeira vez, em 18 anos, que uma obra portuguesa concorre à Palma de Ouro. Juventude em Marcha, de Pedro Costa, foi o último filme português que, em 2006, esteve na competição.
Já na Quinzena de Cineastas, programa organizado pela Sociedade de Realizadoras e Realizadores de Cinema, estão os filmes A Savana e a Montanha e Quando a terra foge, de Paulo Carneiro e Frederico Lobo, respectivamente, que retratam o território transmontano, e a curta metragem de Inês Lima, O jardim em movimento.
A 77.ª edição do Festival de Cinema de Cannes decorrerá de 14 a 25 de Maio.