Buraco negro mais denso identificado
Uma equipa internacional de cientistas que inclui investigadores portugueses, identificou o buraco negro estelar mais denso da Via Láctea. A descoberta foi anunciada pelo Observatório Europeu do Sul no dia 16.
Com uma massa 33 vezes superior à do Sol, o buraco negro, corpo denso de cuja gravidade nada escapa, foi detectado em dados da missão Gaia da Agência Espacial Europeia através de um movimento de oscilação estranho que este impõe à estrela que o orbita.
André Moitinho e Márcia Barros, investigadores e professores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, assinam o trabalho, publicado na revista Astronomy & Astrophysics.
A missão Gaia, da ESA, foi lançada em 2013 e tem no espaço uma sonda para mapear a Via Láctea, galáxia onde se situa o Sistema Solar, de que faz parte a Terra.