PCP: há 103 anos com os trabalhadores
O PCP assinala o seu 103.º aniversário, a 6 de Março, com uma acção de contacto com os trabalhadores de 103 empresas de todo o País. Nas milhares de conversas que seguramente ocorrerão será salientado que em todos os momentos da sua história, o PCP colocou os trabalhadores no centro das suas preocupações e com eles esteve em todos os momentos – na luta contra o fascismo, nos exaltantes tempos da Revolução de Abril e na defesa das suas conquistas, contra a troika, pela reposição e conquista de direitos, afirmando uma política alternativa patriótica e de esquerda, a democracia avançada, o socialismo e o comunismo.
Foi, aliás, da necessidade de defender os interesses de quem trabalha que nasceu, do seio da classe operária, o Partido Comunista Português, partido da classe operária e dos trabalhadores, independente dos interesses dos grupos económicos que assume, em todos os momentos, o lado dos explorados e dos desfavorecidos. Esse é o seu compromisso de sempre e as batalhas por si travadas nestes últimos 103 anos falam por si: pelos direitos dos trabalhadores, das mulheres, dos pequenos e médios empresários e agricultores, da juventude, contra todas as discriminações. Quaisquer que fossem as condições – e os riscos.
Hoje, essa luta tem objectivos bem claros: emprego com direitos e combate à precariedade; aumento geral dos salários; redução e regulação dos horários; direito à contratação colectiva; crianças e pais com direitos; direito à saúde, à educação e à cultura.