Solidariedade internacionalista

No Congresso esteve fortemente presente a solidariedade internacionalista, desde logo nas intervenções de Isabel Camarinha e Tiago Oliveira, do responsável do pelouro das Relações Internacionais na Comissão Executiva da CGTP-IN, João Barreiros, e de Dinis Lourenço, do Conselho Nacional.

Os delegados e convidados aplaudiram e entoaram palavras de ordem, por várias vezes, sempre que, da tribuna, se falava de trabalhadores e povos em luta, bem como da exigência de acabar com a guerra e assegurar a paz.

Momentos especiais de solidariedade foram as intervenções de alguns convidados estrangeiros, como Shaher Saed, Secretário-Geral da PGFTU (Federação Geral de Sindicatos da Palestina), e Isdalis Rodríguez, dirigente da Central dos Trabalhadores de Cuba. No encerramento, o Secretário-Geral da CGTP-IN destacou estas presenças e também do Saara Ocidental, salientando que «a luta é de todos e ultrapassa todas as fronteiras».

Com a participação dos cerca de 120 convidados internacionais, representantes de mais de 90 confederações e organizações estrangeiras e internacionais, que vieram a Portugal para assistirem ao Congresso, bem como mais de duzentos dirigentes e delegados de estruturas da CGTP-IN, esta promoveu, no dia 22, no Fórum Municipal do Seixal, a conferência sindical internacional «Unidade dos trabalhadores na luta pelos direitos, paz e solidariedade».

Esta participação internacional – que contou também com saudações, na tribuna do Congresso, dos secretários-gerais da Federação Sindical Mundial e da Confederação Europeia de Sindicatos – «é uma honra, mas também uma responsabilidade de continuar a lutar e a desenvolver a solidariedade internacionalista, por um mundo de paz e de progresso», disse João Barreiros.

 



Mais artigos de: Em Destaque

CGTP-IN reafirma no 15.º Congresso unidade e luta por um Portugal com futuro

No encerramento do 15.º Congresso da CGTP-IN, o novo Secretário-Geral da confederação assinalou que identificámos os problemas, identificámos os responsáveis, mas também temos as soluções e as ferramentas para lhes dar o verdadeiro combate. Temos reivindicações, temos propostas, temos decisões, temos a profunda convicção que é possível romper com o rumo político da desgraça, imposto pelos exploradores, e conquistar direitos e a melhoria das condições de vida, afirmou Tiago Oliveira.

PCP saúda «poderosa demonstração»

O Congresso representou «uma poderosa demonstração de confiança, estímulo e afirmação de uma força organizada, influente e mobilizadora, elemento decisivo na luta que continua e se vai desenvolver em defesa dos interesses de classe dos trabalhadores», afirma-se na saudação enviada pelo Comité Central do PCP. Constitui...