Novos valores da música mostram-se até à Festa

Com data marcada para o primeiro fim-de-semana de Setembro, dias 6, 7 e 8, a Festa do Avante! volta a receber bandas apuradas pelo Concurso Novos Valores, que agora começa.

As bandas vencedoras vão actuar na Festa do Avante! 2024

A iniciativa promovida pela JCP tem inscrições abertas até ao final do dia 14 de Abril, seguindo-se três fases eliminatórias: uma primeira, de pré-selecção dos grupos que o júri considere melhor respeitarem os critérios estabelecidos; uma segunda, de eliminatórias inter-regionais, onde as bandas apuradas farão uma actuação de cerca de 20 minutos para um júri definido pela organização do Concurso.

«O local e o espaço para a realização destas iniciativas será antecipadamente comunicado aos grupos seleccionados», refere o regulamento do Concurso de Bandas Novos Valores, no qual se informa, ainda, que «as eliminatórias inter-regionais realizar-se-ão entre os dias 26 de Abril e 15 de Junho de 2024», nas regiões do Porto, Lisboa, Setúbal, Coimbra e Algarve. Esta será a terceira fase.

«Após a realização das eliminatórias inter-regionais, o júri selecionará as cinco bandas vencedoras da edição de 2024 do Concurso de Bandas Novos Valores», detalha-se igualmente no documento, antes de se recordar que «as bandas vencedoras do Concurso de Bandas Novos Valores ficam automaticamente apuradas para actuar na Festa do Avante! 2024, uma oportunidade para divulgarem a sua música no maior evento político-cultural do País».

A JCP e o Executivo da Festa do Avante! precisam, no entanto, que se reservam ao direito de «recusar qualquer projecto que considerem não se encontrar enquadrado nos objectivos da iniciativa e nos valores da liberdade, igualdade, solidariedade e amizade que caracterizam a Festa do Avante!, a JCP e o PCP».

 

Como concorrer

No regulamento, a JCP esclarece que «podem participar músicos e bandas profissionais ou amadoras, sendo aceites e respeitadas de igual forma todas as correntes e todos os géneros musicais», que «a participação da banda/artista está dependente da existência de temas originais, não sendo aceites covers», e que «a média etária das bandas e participantes não deve ser superior a 35 anos».

Assinala também que, «em caso de alguma dúvida, cada banda deve procurar esclarecimentos junto da Organização Regional da JCP mais próxima, junto da Sede Nacional da JCP ou da Organização do Concurso de Bandas Novos Valores», e explica que «as candidaturas constarão de:

• Ficha de inscrição devidamente preenchida ou informações enviadas por email;

• b) Maquetas (CD, DVD ou Ficheiro MP3) enviadas para o e-mail [email protected] com 3 temas originais da banda/músico;

• c) Vídeo(s) da actuação da banda, preferencialmente com os mesmos temas da maqueta», sendo que um dos vídeos deve ser sinalizado como aquele que pode ser colocado nas redes sociais para ser usado, exclusivamente, em divulgação, não servindo para apuramento às eliminatórias seguintes do Concurso».

«Na ausência de vídeo, a banda pode enviar um ficheiro áudio para cumprir o mesmo objectivo», admitindo-se, em alternativa, «que seja indicado um vídeo da banda que esteja carregado no Youtube, com o envio do respectivo link».

Para concorrerem, as bandas devem ainda remeter:

• «Fotografia(s) da banda e/ou logótipo da banda;

• Letras dos temas apresentados devidamente dactilografadas;

• Informação acerca do backline utilizado pela banda».

Para efeitos de entrega/envio das candidaturas os concorrentes podem fazê-lo através de correio eletrónico para o e-mail [email protected]; num Centro de Trabalho do PCP (com a indicação expressa de ser entregue à Organização Regional da JCP); na Sede Nacional da JCP – Av. da Liberdade 170, 1250-096 Lisboa.

 



Mais artigos de: PCP

CNE dá razão à CDU em queixa contra a CMTV

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) deu razão à participação apresentada pela CDU contra a CMTV pela inserção de imagens do partido Chega durante a entrevista realizada por aquela estação de televisão ao Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo. Entende a CNE que a introdução dessas imagens «não se afigura que...