CNE dá razão à CDU em queixa contra a CMTV
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) deu razão à participação apresentada pela CDU contra a CMTV pela inserção de imagens do partido Chega durante a entrevista realizada por aquela estação de televisão ao Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo. Entende a CNE que a introdução dessas imagens «não se afigura que corresponda ao espírito das normas constitucionais», pelo que vai remeter o processo – com o seu parecer – à Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC).
A CMTV respondeu à queixa invocando a sua «liberdade editorial» para escolher as imagens com que pretende «ilustrar alguns temas do debate com imagens alusivas e sugestivas». Esta é, garante, uma forma de «quebrar a aridez de um debate a dois e reforçar o interesse do telespectador». Nada a ver com propaganda, garante.
Mas a CNE não é dessa opinião: «Da análise às seis entrevistas realizadas pela visada no programa “Grande Jornal da Noite”, verifica-se que apenas em duas das entrevistas são emitidas imagens de representantes de candidaturas diferentes da força política em entrevista, o que permite percepcionar um tratamento diferenciado das candidaturas.» A CNE insiste nos princípios de igualdade de oportunidades e tratamento das diferentes candidaturas, prevista na lei.