Força na negociação

Nas empresas de transporte de matérias perigosas da RA da Madeira, o Sindicato dos Transportes e da Metalurgia (STRAMM) concluiu um processo negocial que prevê um aumento salarial de 130 euros (14,99 por cento) para os motoristas, fixando o salário-base em 997 euros. Com a actualização do valor do subsídio de refeição, o aumento global do rendimento mensal dos motoristas atinge cerca de 140 euros.
A FECTRANS/CGTP-IN, que divulgou esta informação, no dia 1, considerou que, «sendo um passo importante, continua a haver a necessidade de intervir, com o apoio dos trabalhadores, para a contínua melhoria dos salários em todos os sectores».

A Câmara Municipal de Lisboa vai corrigir a valorização salarial de cerca de 150 trabalhadores, da categoria de assistente operacional, com mais de 30 anos de serviço, e que iriam ficar excluídos da medida decidida em 2022 pelo Governo. O compromisso, como informou o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, a 31 de Janeiro, foi obtido numa reunião em que participou o vice-presidente da CML, acompanhado de outros responsáveis.
O STML/CGTP-IN lembrou que, para enfrentar a ameaça de exclusão, deu os passos necessários, com os trabalhadores, para levar o caso a tribunal. Com efeitos a Janeiro de 2023, a reposição da justiça, adequando a posição remuneratória, terá reflexo nos vencimentos de Março.

Na Freguesia de Alvalade, foi concluída a negociação de um novo Acordo Colectivo de Empregador Público (ACEP) onde ficaram consignados direitos, como o pagamento do suplemento de insalubridade e penosidade, durante 12 meses e com retroactivos a Janeiro de 2021, e o descanso compensatório após trabalho em dia-feriado. O STML, ao divulgar este resultado, a 31 de Janeiro, assinalou que ele foi alcançado «depois da luta determinada dos cantoneiros desta freguesia, com destaque para a manifestação-concentração realizada a 28 de Junho de 2023, em frente à sede da junta».



Mais artigos de: Trabalhadores

Governo não deve impedir reinscrições na CGA

Desde já e na campanha eleitoral, vai-se ouvir a exigência de que o Governo deixe de impedir que professores e outros trabalhadores da Administração Pública regressem à Caixa Geral de Aposentações.

Enfermeiros por estabilidade e direitos

Um abaixo-assinado, com mais de 360 subscritores, foi entregue esta segunda-feira, dia 5, à administração da Unidade Local de Saúde da Guarda pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. É exigida a passagem a efectivos de todos os cerca de 50 enfermeiros que estão com vínculos precários, mas...

STAL nas ruas de Lisboa

Dirigentes, delegados e activistas sindicais estão a participar, hoje, no plenário nacional do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL/CGTP-IN) que se está a realizar na União de Associações do Comércio e Serviços da Região de Lisboa. De tarde, o encontro deverá culminar com um desfile até à Secretaria...