Autocarro entre Viana do Castelo e o Porto mais caro
Os utentes do autocarro expresso entre Viana do Castelo e o Porto, entre os quais muitos trabalhadores, estudantes ou até pacientes que recorrem ao Hospital São João, voltam a ser confrontados com aumentos brutais nas tarifas.
«Novo ano e novo sobressalto para os utentes»
Já no final do ano de 2022, a CDU denunciou a extinção do passe mensal, que se traduziria no aumento para o dobro dos gastos com as deslocações entre Viana do Castelo e Porto mas que, depois da acusação, foi atenuado.
«Novo ano e novo sobressalto para os utentes», adverte a Coligação PCP-PEV, em nota de 10 de Janeiro, frisando que «a extinção da carreira existente e uma alternativa ao dobro do preço praticado em 2023» são mais uma prova de que as câmaras municipais, as comunidades intermunicipais da região e demais entidades, que se desdobram em «propaganda e declarações bonitas sobre a descarbonização e a defesa do ambiente, não promovem efectivamente o uso do transporte público, abandonam os utentes e não se preocupam com a mobilidade da população».
Dando voz aos utentes, a vereadora da CDU na Câmara Municipal de Viana do Castelo, Cláudia Marinho, na reunião de 9 de Janeiro, reivindicou soluções para o problema. «De facto, mais do que “sacudir a água do capote” entre os diversos órgãos autárquicos, o povo do Alto Minho exige respostas e uma mudança na política de mobilidade. O problema não se colocaria se tivesse sido aprovada a proposta do PCP em 2023 para um passe inter-regional e intermodal, com o valor de 40 euros, dirigido nomeadamente à ligação entre Viana do Castelo e o Porto», recorda a CDU.