Corta-Mato em Amora
Os atletas Etson Barros e Mariana Machado sagraram-se campeões nacionais, em absolutos masculinos e femininos, respectivamente, na 100.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato, que decorreram no domingo, 26, na Quinta Maria Pires, em Amora, em simultâneo com a 33.ª edição do Corta-Mato Cidade de Amora.
No Corta-Mato Cidade de Amora, o atleta Edward Zakayo, do Sport Lisboa e Benfica (SLB), venceu a prova de absolutos masculinos percorrendo os 10 mil metros do percurso em 26 minutos 30 segundos. Vincent Rono, do Sporting Clube de Portugal (SCP), ficou em segundo lugar e Etson Barros, do SLB, em terceiro. Na prova feminina do mesmo escalão, a atleta Mariana Machado, do Sportig Clube de Braga, correu os oito mil metros em 24 minutos e 26 segundos, seguida das atletas Fancy Cherono (SCP) e Ester Navarrete (SCB).
No decorrer do evento, foi prestada uma homenagem a Joaquim Santos, ex-autarca da CDU que marcou durante décadas o desporto do Seixal. Após a homenagem, decorreu uma partida simbólica na qual participaram alguns dos ex-campeões nacionais, nomeadamente Carlos Lopes, Carla Sacramento, Rosa Mota, Filomena Carvalho, Fernanda Ribeiro, Albertina Dias, Albertina Machado, Manuela Simões, Mariana Machado, Domingos Castro, Paulo Guerra, Fernando Silva, Rui Pedro Silva, Nelson Cruz, Ezequiel Canário, Aniceto Simões, Jéssica Augusto e Dulce Félix. Todos eles fazem parte do quadro de honra dos campeões de Portugal de corta-mato.