Adeus a Joan Jara

Joan Jara, mulher do cantor e compositor chileno Victor Jara, morreu no dia 12 de Novembro, em Santiago do Chile, aos 96 anos.

Victor Jara, conhecidopela sua militância comunista e pelas canções de activismo político e social, foi detido a 11 de Setembro de 1973, dia em que o exército chileno, liderado pelo general Augusto Pinochet, se revoltou contra o governo eleito democraticamente do socialista Salvador Allende.

O músico foi levado, juntamente com milhares de outras pessoas, para o estádio nacional, na capital, onde foi torturado durante cinco dias antes do corpo ser abandonado numa área de Santiago do Chile, mutilado e crivado com 44 balas.

Pouco depois do funeral, Joan Jara partiu para o exílio no Reino Unido com as duas filhas, uma delas nascida da relação com Victor Jara, tendo apenas regressado ao Chile em meados da década de 1980.

Depois de regressar ao país, Joan Jara intensificou a actividade política, incluindo esclarecer a morte do músico e encontrar os culpados. Em 2009, foi identificado o autor do crime.

 



Mais artigos de: Aconteceu

Corta-Mato em Amora

Os atletas Etson Barros e Mariana Machado sagraram-se campeões nacionais, em absolutos masculinos e femininos, respectivamente, na 100.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato, que decorreram no domingo, 26, na Quinta Maria Pires, em Amora, em simultâneo com a 33.ª edição do Corta-Mato Cidade de Amora. No...

Filmou o 25 de Abril?

A Cinemateca Portuguesa está à procura de filmes amadores inéditos sobre a Revolução de 25 de Abril. A campanha tem como objectivo «salvaguardar e difundir» um património cinematográfico para memória futura. Mais informações em www.cinemateca.pt.  

Festa do Cante

O Cine-teatro Municipal de Serpa acolheu, no sábado, 25, a Cerimónia Oficial de Inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Teve ainda lugar o espectáculo «Humor e Cante», integrado no centenário do nascimento do cartoonista Sam.  

Setúbal activo

Setúbal recebeu a distinção de «Município Fundador do Programa Concelhos Activos», atribuído pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, numa cerimónia realizada no dia 23 de Novembro, na Póvoa de Varzim. A distinção, entregue no XXIV Congresso Nacional de Gestão do Desporto, reconhece o concelho de Setúbal como...

Morreu Carlos Avilez

No dia 22 de Novembro, faleceu o encenador e actor Carlos Avilez. Nasceu em 1935 e estreou-se profissionalmente como actor em 1956, na Companhia Amélia Rey Colaço – Robles Monteiro, onde permaneceu até 1963. Em 1965 fundou o Teatro Experimental de Cascais e, em 1993, criou a Escola Profissional de Teatro de Cascais. Com...