Livro expõe ataques terroristas contra o PCP no Minho
A sala de exposições da Cadeia Velha de Ponte de Lima encheu-se, no dia 17, para a apresentação do livro Apontamentos sobre os ataques terroristas contra o PCP e os comunistas no Alto Minho 1975/1976, editado pelas Edições Avante!.
A sessão, apresentada por João Gomes, da Comissão Concelhia de Ponte de Lima, contou com a intervenção de Jaime Toga, da Comissão Política do CC do PCP, que explicou que a publicação aborda quatro situações concretas de diferentes concelhos, partindo de documentação da altura e dos testemunhos de quem enfrentou a reacção e «heroicamente defendeu o PCP e o caminho libertador de Abril».
Dos assaltos aos Centros de Trabalho de Valença e de Arcos de Valdevez até aos assassinatos dos militantes comunistas José da Costa Lima, em Ponte de Lima, e Manuel Silva, em Ponte da Barca, registaram-se cerca de 300 acções terroristas, entre as quais 145 com carga explosivas; 149 assaltos, saques ou incêndios; 11 atentados a tiro. Destas acções, registadas apenas entre 26 de Maio de 1975 e 27 de Janeiro de 1976, 75% verificaram-se no norte do País.