Porta a Porta leva a Bruxelas problema da falta de habitação
Activistas da luta pelo direito à habitação em Portugal visitaram no dia 15 o Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas, a convite dos deputados do PCP.
Os deputados do PCP no PE lembram que o País enfrenta uma situação muito grave na habitação, pelo agravamento das prestações do crédito à habitação que resultam do aumento das taxas de juro decididas pelo Banco Central Europeu (BCE), afectando mais de um milhão de famílias; pela situação no mercado de arrendamento, fruto da sua liberalização, em que grassa a especulação e a desprotecção dos inquilinos, com rendas incomportáveis para a maioria das famílias e frequentes situações de despejos; e pela muito reduzida dimensão do parque habitacional público, quando comparado com outros países europeus; entre outros factores que resultam da política de direita.
Os deputados do PCP no PE sublinham que a União Europeia não é alheia a esta realidade, incluindo pela obstinação do BCE em prosseguir uma política de juros altos que impõe brutais sacrifícios a milhões de famílias para aumentar os lucros da banca, que em Portugal como noutros países têm vindo a bater recordes.
Com o objectivo de continuar a contribuir para uma maior visibilidade deste problema e das soluções que impõem, os deputados do PCP no PE convidaram o movimento Porta a Porta – Casa para Todos, que tem realizado acções diversas em Portugal pelo direito constitucional à habitação para todos, a visitar o Parlamento Europeu, na capital belga.
Chamando a atenção para o problema da habitação, os activistas do Porta a Porta – Casa para Todos montaram tendas junto ao PE.