PCP rejeita resolução cínica e enviesada do PE

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu foram os únicos deputados portugueses a votarem, no dia 19 de Outubro, contra a resolução do PE sobre a situação em Israel e nos territórios palestinianos ilegalmente ocupados. Distanciando-se e condenando quaisquer acções de violência que visem as populações e vitimem inocentes – sejam palestinianas ou israelitas, árabes ou judeus –, os deputados do PCP denunciam que a resolução aprovada recusa-se a fazer esta condenação, optando por uma postura cínica e conivente com a política de Israel, que há décadas ocupa ilegalmente territórios palestinianos e oprime o povo palestiniano.

A resolução não faz também qualquer enquadramento histórico das causas do conflito israelo-árabe, assumindo uma abordagem enviesada, insistindo no «direito à legítima defesa» por parte daquele que é o ocupante e o opressor, o que serve de pretexto ao autêntico massacre que Israel está a levar a cabo contra a população palestiniana da Faixa de Gaza, assim como às dezenas de assassinatos que tropas e colonos israelitas levam a cabo na Cisjordânia, na sequência dos assassinatos de centenas de palestinianos durante 2022 e 2023.

Entre outros aspectos, os deputados do PCP no PE sublinham que há que pôr fim à política da União Europeia, dos EUA e da NATO de desestabilização do Médio Oriente, de que são exemplo as suas intervenções militares no Líbano, no Afeganistão, no Iraque, na Líbia ou na Síria, entre outros exemplos.




Mais artigos de: Europa

É urgente reverter a subida dos juros

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu defendem que «é urgente reverter os aumentos das taxas de juro». O Banco Central Europeu decidiu manter as taxas de referência nos actuais níveis elevados e não afasta a possibilidade de subirem ainda mais.

Trocado por miúdos

Noticiava o Avante! da semana passada que os deputados do PCP no Parlamento Europeu rejeitaram a proposta de orçamento da UE para o ano de 2024. Tal como noticiado, não só a rejeitaram e denunciaram os seus objectivos, como apresentaram dezenas de propostas que visavam mitigar as suas insuficiências e os prejuízos...