Feira do Livro e do Disco Políticos em Setúbal
O cais 3 da zona ribeirinha de Setúbal acolheu, de quinta-feira a domingo, uma Feira do Livro e do Disco Políticos. A iniciativa, organizada pela Biblioteca Municipal de Setúbal, com curadoria do jornalista Pedro Tadeu, integrou-se nas comemorações do cinquentenário do 25 de Abril e pretendeu dar a conhecer obras – livros e discos – de autores que acompanharam as grandes transformações que ocorreram em Portugal depois da Revolução de Abril de 1974.
«Temos a obrigação de continuar a passar às gerações mais novas a mensagem do significado da Revolução para que a esperança de Abril perdure. Na Câmara Municipal de Setúbal fazemos tudo o que está ao nosso alcance para que isso aconteça e esta feira é um grande contributo para dar a conhecer como se viveram aqueles tempos, através do que se escrevia e do que se cantava», disse André Martins, presidente da autarquia, na inauguração do evento, seguido de um espectáculo do músico setubalense João Mota, com o projeto a solo Et Toi Michel.
A feira já tem nova edição prevista para o próximo ano, a qual fica marcada pelo lançamento do 1.º volume da Enciclopédia da Música Política Portuguesa, numa parceria com a Antena 1 e a Associação José Afonso, e o lançamento do Álbum de Abril, uma colectânea de músicas de intervenção gravada por vários músicos na Casa da Cultura de Setúbal.