PCP presente na Festa do PCE

A Festa do Partido Comunista de Espanha (PCE) realizou-se nos dias 29 e 30 de Setembro e 1 de Outubro, em Rivas Vaciamadrid.

Nesta Festa, caracterizada por uma ampla programação político-cultural, com debates, exposições, apresentação de livros, concertos, presença de vários partidos e de outras organizações, foi dada expressão aos principais desafios que, segundo o PCE, se colocam aos povos de Espanha.

O PCP, que se fez representar por Cátia Lapeiro, do Comité Central, esteve presente com um stand dinamizado por membros da Juventude Comunista Portuguesa e onde se divulgaram materiais do Partido e da Festa do Avante!.

Realizaram-se recentemente eleições legislativas antecipadas em Espanha, numa situação em que é colocada a preocupação de travar avanços da direita e das concepções mais reaccionárias, e em que – num quadro de difíceis equilíbrios e de uma negociação permanente – se perspectiva a constituição de uma coligação governativa que vá para além das forças que constituem o actual governo.

Nesse contexto, o PCE coloca a necessidade de acordar medidas que dêem resposta às aspirações de amplos sectores da população – como as questões da saúde e da educação –, de organizações sociais, em especial dos sindicatos, de recuperação do que é público, com um programa que tenha ainda que ter em conta as complexas questões do federalismo do Estado e sua concepção plurinacional, ao mesmo tempo que apela à participação e mobilização social nas ruas para acompanhar o processo institucional.

 



Mais artigos de: Europa

Partido eslovaco defende solução de paz para Ucrânia

A Eslováquia foi às urnas, em eleições legislativas antecipadas. Está agora em curso o processo de formação de um novo governo, tarefa de que foi encarregado o líder da força mais votada, Robert Fico, do partido Smer.

PE debate taxas de juro por iniciativa do PCP

Por proposta dos deputados do PCP, o Parlamento Europeu (PE) debateu ontem, 3 de Outubro, as graves consequências dos aumentos das taxas de juro de referência, dandovoz e força à luta pelo direito à habitação.

Política migratória: a desumanização continua

Na semana passada, reuniram em Valeta, Malta, os líderes da MED9 (Cimeira dos Países do Sul da União Europeia) para chegarem a um acordo sobre o Pacto de Migração e Asilo da UE, sob impulso da presidência espanhola do Conselho da UE. Itália e o seu governo insistem numa posição comum para gerir melhor as migrações e essa...