Agricultores de Penela alertam para calamidade causada por animais selvagens

Os agricultores lesados pelos prejuízos causados pelos javalis e outros animais selvagens concentraram-se, no dia 12 de Setembro, frente a Câmara de Penela, numa iniciativa promovida pela Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) e pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Seguiu-se uma reunião com o presidente do município, a quem foi entregue uma exposição dirigida ao ministro do Ambiente e Acção Climática, reclamando medidas concretas para responder à calamidade com que se batem os agricultores do concelho, sendo este um problema nacional.

Os agricultores exigem a atribuição de «indemnizações» aos lesados, de forma expedita e desburocratizada, a partir do levantamento de prejuízos, a fazer, designadamente, pelos serviços do Ministério do Ambiente e Acção Climática e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Outra das reivindicações passa pelo controlo da densidade, da capacidade reprodutiva e da mobilidade das populações destes animais selvagens, com destaque para os javalis, bem como o controlo do seu estado sanitário. Recomenda-se, por isso, a elaboração urgente, mas participada, de «Planos Públicos de Contingência» para esse efeito, com medidas a organizar e a executar pelo Ministério do Ambiente e pelo ICNF, ouvidos os parceiros envolvidos no terreno.

Por fim, reclamam a alteração ao Decreto-Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto, na sua redacção actual, de forma a responsabilizar o Ministério do Ambiente pela situação onde esta ficar fora de controlo, e o pagamento de indemnizações pelos prejuízos.

 



Mais artigos de: Nacional

Investimentos em Lisboa devem servir população

Realizada a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o PCP quer analisar e concretizar medidas para colmatar as deficiências identificadas ao nível de serviços e infra-estruturas na cidade de Lisboa, assim como da própria gestão municipal.