PCP evoca 50 anos do golpe fascista no Chile

No dia em que se assinala meio século sobre o golpe militar fascista no Chile (11 de Setembro), o PCP promove, pelas 18 horas, no Hotel Mundial, em Lisboa, uma sessão evocativa sob o lema «um crime que não deve ser esquecido». Na iniciativa participa o Secretário-geral do PCP, e, além de se recordar a intentona que «derrubou com brutal violência o presidente Salvador Allende, democraticamente eleito em 1970», será salientado que «durante três anos, o Governo da Unidade Popular implementou importantes medidas económicas e sociais que promoveram a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e povo chileno».

Foi precisamente «desrespeitando o caminho transformador progressista determinado pelo povo chileno» que sucedeu «o golpe militar fascista, desencadeado com o apoio dos EUA e a intervenção da CIA» e impondo «uma violenta e cruel ditadura», factos tanto mais relevantes de assinalar quanto, «num momento em que são promovidas forças de extrema-direita e fascistas, é necessário que os democratas e anti-fascistas fortaleçam a sua vigilância e acção contra projectos reaccionários e fascizantes, afirmando com confiança um caminho para Portugal assente nos valores da Revolução de Abril», afirma, também o Partido, na divulgação da iniciativa.

 



Mais artigos de: PCP

Mais apoios para aumentar a produção agrícola

O Secretário-Geral do PCP alertou para os perigos da liberalização dos direitos de plantação da vinha nos países da UE, que terá consequências muito negativas para os produtores nacionais.

Festa do Avante! de 2024 já tem data

Ainda a Festa do Avante! do passado fim-de-semana não tinha terminado e já era anunciada a data da edição de 2024: será a 6, 7 e 8 de Setembro.