Questionar a actualidade, promover o debate de ideias
Para a Festa do Avante! 2023, o CineAvante! apresenta uma selecção de filmes — entre os territórios do cinema do real e do cinema de animação, assim como nos formatos da curta e da longa-metragem — que no seu conjunto possam despontar um questionamento sobre a actualidade, e suas problemáticas. Com o seu ponto de partida na Revolução do 25 de Abril e a construção por um futuro melhor na sua linha do horizonte, a programação de cinema desta edição convida a um diálogo intergeracional pautado pelos contextos político, social e cultural que singularizam as especificidades entre cada geração.
Sabendo também que o prazer do cinema não se limita ao nosso olhar sobre as imagens, todas as sessões serão antecedidas de uma apresentação com a presença dos realizadores, produtores, actores e outros membros da equipa do filme, assim como de outros convidados especiais, lançando desta forma a deixa para o debate de ideias que é também a Festa do Avante!
Em destaque para o arranque desta edição na sexta-feira, dia 1 de Setembro, celebramos o quinquagésimo aniversário do 25 de Abril com a exibição de Paredes Pintadas da Revolução Portuguesa, de António Campos (1976), As desventuras do Drácula von Barreto em terras da Reforma Agrária, realizado pela Célula de Cinema do PCP (1977), Cravos de Abril, de Ricardo Costa (1976) e Sonhos de uma Revolução, de Pedro Neves (2023).
No sábado, a programação arranca com a curta-metragem Sopa Fria, de Marta Monteiro (2023), seguindo-se a exibição de Natureza Humana, filme de Mónica Lima (2023). A sessão de sábado encerra com o último filme de Marco Martins, Great Yarmouth - Provisional Figures (2023).
Já no domingo, a programação prossegue com a curta-metragem Quase me lembro, de Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima (2023). Para encerrar esta, e última sessão, será exibido o filme Entre Ilhas, realizado por Amaya Sumpsi (2021).