Jornada de valorização da obra e do projecto autárquico da CDU

No âmbito da acção nacional de afirmação da CDU,o Secretário-geral do PCP visitou na quinta-feira, 22, os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) e o Parque Metropolitano da Biodiversidade, no Seixal.

«Valorizar aquilo que fazemos e os caminhos que traçamos»

Primeiro, Paulo Raimundo reuniu com o Conselho de Administração dos SMS de Setúbal. A actividade deste organismo público de interesse local iniciou-se em Dezembro de 2022, embora a sua reactivação date de Dezembro de 2021, após deliberação da Assembleia Municipal de Setúbal sob proposta da Câmara Municipal. De seguida, o Secretário-geral do PCP – acompanhado por André Martins, presidente da Câmara Municipal, e Carlos Rabaçal, vereador com as competências dos SMS e das Obras Municipais – foi cumprimentar todos os trabalhadores daquela loja (e também alguns utentes), no n.º 148 da avenida 5 de Outubro, bem no centro da cidade. Alitinha sido distribuído o presta contas da CDU, intitulado «Viver melhor na nossa terra», onde se recorda que «com a CDU foram reactivados os SMS para devolver o abastecimento de água e o saneamento básico à esfera pública e acabar com o negócio privado da água no nosso concelho. Com o fim da concessão das Águas do Sado os munícipes obtiveram uma redução de cerca de 20 por cento na tarifa de água.»

Isso mesmo foi confirmado por Paulo Raimundo. «A reversão do processo de privatização deste recurso fundamental que é a água é um importante passo» e a «única forma de garantir a sua gestão», com «consequências muito positivas para a população» deste concelho, «desde logo pela redução das tarifas», destacou. Por outro lado, este é «também um bom exemplo para os municípios do País», tendo em conta que representou «um esforço muito grande e uma necessidade de grande investimento, mas que vale a pena, pelas populações e pela gestão do recurso», reforçou o dirigente comunista, concluindo: «É preciso valorizar aquilo que fazemos e os caminhos que traçamos».

No presta contas faz-se ainda uma descrição pormenorizada da intervenção da CDU em diversas áreas e exige-se do Governo PS a contratação dos profissionais de saúde necessários para o Serviço Nacional de Saúde prestar os cuidados a que temos direito; a garantia de que suporta o diferencial entre valores de referência previstos no plano de recuperação e resiliência (PRR) e os preços reais para a construção (530 novas casas) e reabilitação (3148 casas) de habitação pública; a garantia dos meios financeiros adequados para fazer face às intervenções urgentes no parque escolar transferido pelo Governo para o município em avançado estado de degradação; a construção de uma escola secundária que sirva os alunos de Azeitão; o reforço do número de agentes das forças de segurança no concelho e a resolução das graves carências de instalações com que estas se confrontam; a revisão urgente da concessão da travessia fluvial para Tróia, que impõe uma nova barreira de acesso aos setubalenses, equacionando a possível integração desta travessia no Passe Navegante; a criação de acesso alternativo das praias do Sado à Estrada Nacional 10-8.

Seixal

À tarde, a visita do Secretário-geral do PCP ao Parque Metropolitano da Biodiversidade, na Verdizela, Corroios, foi acompanhada por Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal (CMS), e pelos vereadores Maria João Macau e Bruno Santos. O equipamento, aberto ao público a 25 de Abril deste ano, foi criado com os objectivos de promover a educação ambiental e o contacto com a natureza e possibilitar a dinamização de actividades desportivas e recreativas, duma forma consciente e sustentável.

Nesta primeira fase, o parque tem uma área de sete hectares e resultou de um investimento municipal superior a 547 mil euros. No futuro, abrangerá uma área superior a 400 hectares, pelo que será o segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa.

Perto das praias e em estreita ligação com a vizinha mata da Quinta da Apostiça, com as suas lagoas, flora e outros interesses naturais, o parque está dotado com percursos para caminhadas, jogging e passeios de bicicleta, fazendo ligação à Rede de Trilhos de Interpretação Ambiental do Município do Seixal. Tem suporte para bicicletas, delimitação do estacionamento, iluminação solar com tecnologia LED e também um Espaço de Educação Ambiental: «A Casa da Biodiversidade», bem como equipamentos de apoio, instalações sanitárias, sala multiusos e um miradouro. É também possível usufruir do Parque das Merendas.

Paulo Raimundo considerou aquele um «extraordinário investimento» da CMS na natureza» e «na relação do meio ambiente com a população», e uma aposta no «presente e para o futuro», que, é, também, «uma marca distintiva do projecto da CDU».

Sobre a campanha nacional que se iniciou no dia 15 de Junho, destacou a «dinâmica de valorização» do projecto da CDU, «da obra e, acima de tudo, do prestar contas», até porque «não temos nenhuma dificuldade em fazê-lo: andamos de rosto erguido pelo trabalho que realizamos, pela forma como estamos na política», também nas autarquias, «quer em maioria, quer na oposição». «Se há coisa que não podem esperar de nós é que voltemos só nas eleições. Essa não é a marca do PCP, nem da CDU. Privilegiamos o contacto directo, o envolvimento e a construção de soluções com as populações», concluiu.

Ambas as visitas foram acompanhas, entre outros dirigentes, por Jorge Cordeiro e Armindo Miranda, respectivamente, do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central do PCP.

 



Mais artigos de: Em Destaque

CDU reclama uma casa digna para todos

A CDU realizou, no dia 21 de Junho, em Braga, uma tribuna pública, no Largo S. Francisco, sobre o lema «Direito a uma casa digna para todos». Perante dezenas de pessoas, os intervenientes desenvolveram o tema da habitação, ilustrando com diversos exemplos as crescentes dificuldades de muitas...

Em todo o País

Distrito de Lisboa«Diziam não ser possível conquistar o alargamento do Passe Social Intermodal, mais acessível e mais barato. Foi possível com a luta e a intervenção persistente da CDU, dos utentes e dos trabalhadores do sector. A conquista do Passe Social Intermodal para todos os modos de...