Em todo o País
Distrito de Lisboa
«Diziam não ser possível conquistar o alargamento do Passe Social Intermodal, mais acessível e mais barato. Foi possível com a luta e a intervenção persistente da CDU, dos utentes e dos trabalhadores do sector. A conquista do Passe Social Intermodal para todos os modos de transportes, todas as carreiras, todos os horários, em toda a Área Metropolitana e a preços reduzidos foi luta feita realidade», lê-se num documento distribuído um pouco por todo o distrito de Lisboa. No entanto, acrescenta a CDU, «ter um passe com este alargamento e mais barato é essencial, mas não chega. É preciso mais e melhor oferta».
Seixal
No quadro da Acção Nacional da CDU e da campanha «Viver melhor na nossa terra», na quinta-feira, 22, realizou-se, nos Redondos, um protesto para exigir a construção da Escola Básica 2,3 e Secundária de Fernão Ferro. A iniciativa contou com a participação de Paulo Silva, da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP e presidente da Câmara Municipal do Seixal.
Loures
«Contigo todos os dias», lê-se num documento da CDU distribuído aos trabalhadores da Câmara de Loures, onde se acusa o actual executivo municipal de intensificação dos problemas dos trabalhadores». «A gestão PS aprovou a nova organização dos serviços da Câmara, com direcções municipais, mais departamentos, divisões e unidades, com um aumento dos encargos anuais em mais de um milhão de euros», acusa a CDU, informando que «o aumento da dívida, comparativamente a 2021, é de 12 milhões de euros».
Setúbal
No sábado, 24, a CDU realizou uma arruada pela ruas da Baixa de Setúbal e no Mercado do Livramento. Nos últimos dias, tiveram ainda lugar contactos com os trabalhadores dos Viveiros das Amoreiras, do Parque Operacional dos Serviços Municipalizados e do Edifício Sado e dos Ciprestes, bem como na União de Freguesias de Setúbal e na Freguesia do Sado.
Sintra
Começou a ser distribuído no sábado 24, o boletim da CDU de Colares, onde se faz um balanço da sua intervenção política e das iniciativas desenvolvidas na freguesia, nomeadamente em torno da luta por mais médicos na Unidade de Saúde Familiar de Colares e pela melhoria no serviço de transporte público.
Barreiro
Bernardino Soares, do Comité Central do PCP, marcou presença, quinta-feira, numa tribuna pública relativa à defesa da construção do Centro de Saúde no Alto Seixalinho. Na iniciativa ficou evidente a urgência da construção desta unidade de saúde, cuja proposta foi apresentada pelo PCP na Assembleia da República e chumbada pelo PS.
Moita
Na quinta-feira, a CDU manifestou solidariedade com a luta dos trabalhadores do Centro de Distribuição da Moita dos CTT, em greve parcial às duas últimas horas do seu horário de trabalho, de 13 a 23 de Junho, por melhores condições de trabalho e para denunciar a falta de pessoal – estão ao serviço sete carteiros para dar resposta a cerca de 40 mil habitantes.
No âmbito da campanha nacional, a CDU esteve nas Festas Multiculturais em Honra de São João Batista, na freguesia do Vale da Amoreira, e contactou com as populações da Baixa da Serra e no Alto da Serra.
Alenquer
«Estradas com buracos e pisos deformados são uma fatalidade para os munícipes de Alenquer?». A pergunta é feita num documento da CDU, onde «não se compreende, nem se aceita a falta de respeito das Infra-estruturas de Portugal» pelo concelho de Alenquer «no que se refere a falta de manutenção e reparação das estradas nacionais que atravessam o nosso território».
«Muito menos é aceitável a falta de manutenção e reparação de inúmeras estradas municipais com buracos e deformações de piso, sabendo nós que a Câmara não procedeu a contratação de qualquer empreitada de reparação de estradas neste ano», considera a CDU.
Vila Franca de Xira
Tendo em conta as ocupações ilegais que estão a acontecer na Várzea de Vialonga, a CDU distribuiu um documento onde exige que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promova «acções concretas que valorizem e protejam» estes terrenos, do ponto de vista hídrico, da integridade paisagística, da salvaguarda de solos para desenvolvimento agrícola e, acima de tudo, para controlo de cheias.
Cadaval
Amanhã, 30, a CDU vai colocar sinais de perigo, em vários pontos do concelho, com o objectivo de alertar para diversos problemas, nomeadamente a falta de médicos e de habitação. O ponto de encontro é no Centro de Trabalho do PCP, às 14h00.
Guimarães
Uma comitiva da CDUvisitou, no dia 20 de Junho, o Centro Cívico das Caldas das Taipas, tendo conversado com os comerciantes e a população.
Montijo
No dia 22 de Junho, a CDU contactou com os trabalhadores das Oficinas da Câmara Municipal do Montijo e da Higiene Urbana, prestando contas do trabalho realizado e das propostas apresentadas.
Mora
A CDU criticou o facto de o executivo de maioria PS na Câmara de Mora ter acabado com os protocolos de execução com as juntas de freguesia. Esta nova prática «reduz a capacidade de intervenção das juntas de freguesia junto da população», adverte a Coligação PCP-PEV.