Drama dos refugiados não pára de crescer

«Apesar das proclamações, o número de refugiados não tem diminuído e em muitos casos a sua situação até se agravou», lamenta o PCP, que através dos seus deputados no Parlamento Europeu realça que «as políticas migratórias da União Europeia de cariz neocolonial, de apropriação e exploração de recursos, de ingerência, desestabilização e guerra contra países soberanos», têm contribuído para acentuar o problema.

A propósito do Dia Mundial dos Refugiados, que se assinalou terça-feira, 20, também o Movimento Pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), manifestou «a sua solidariedade com os refugiados do mundo inteiro (...) e em especial com os refugiados palestinos, a maior e mais antiga comunidade de refugiados no mundo».

Já o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) recorda que, «segundo dados da ONU, no final do ano de 2022, o número de pessoas deslocadas forçosamente como consequência das guerras, violência, perseguições e violações de direitos humanos atingiu os 108,4 milhões, um aumento de 19,1 milhões em relação a 2021 e o maior aumento já registado».

No Mediterrâneo, onde ainda na semana passada naufragou mais uma embarcação com centenas de migrantes de vários países, provocando um número de vítimas mortais ainda por contabilizar, «no primeiro trimestre de 2023 registavam-se 27 mil travessias», um «aumento de 305% face a 2022», frisa igualmente o CPPC, para quem «é urgente canalizar as verbas utilizadas na corrida aos armamentos, no militarismo e na guerra para a promoção de políticas de ajuda ao desenvolvimento desses países, pela paz».


 



Mais artigos de: Aconteceu

CPPME condecorada nos seus 38 anos

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) assinalou, sexta-feira, 16, o seu 38.º aniversário com um jantar. Durante a cerimónia, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a CPPME com as insígnias de Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial e destacou o papel...

Patinadora soma títulos

Madalena Costa, patinadora do SC Santacruzence, conquistou, dia 16, a Taça do Mundo de patinagem artística. A madeirense, de 14 anos, alcançou as melhores pontuações nos programas curto e longo na competição que decorreu na Argentina, juntando o título mundial agora conquistado em juvenis ao de cadetes, conquistado em 2022.

650.º aniversário do Tratado Anglo-Português

No dia 15 de Junho de 2023, celebrou-se a passagem dos 650 anos da assinatura do Tratado Anglo-Português, firmado em Tagilde, em 1373. A Assembleia da República, reunida em sessão plenária de 16 de Junho, aprovou um Voto de Saudação a esta efeméride. Todos os partidos votaram favoravelmente, à excepção do PCP, que se...