Mil razões para lutar por um SNS mais forte

O MDM manifestou «indignação» e «preocupação» com o anúncio de fecho de maternidades, como as do Hospital Santa Maria e Caldas de Rainha,no Verão. Exige-se um SNS mais forte, que acabe com as desigualdades no acesso à saúde.

Por melhores cuidados na área de saúde da mulher

Até Setembro, segundo revelou a Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), das 41 maternidades, 27 mantêm-se em funcionamento, nove funcionarão com dias de encerramento agendados e em rotatividade com outras unidades e duas fecham mesmo para obras: Caldas da Rainha encerra a 1 de Junho e Santa Maria a 1 de Agosto.

Numa posição divulgada por ocasião do Dia Internacional da Saúde da Mulher (28 de Maio), de sensibilização e de luta, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) revela a intenção de o Governo realizar convenções com entidades privadas e sociais para realização de partos na região de Lisboa e Vale do Tejo, o que demonstra a sua opção de «desviar o orçamento da saúde para financiar hospitais privados ao invés do urgente e há muito necessário reforço do SNS».

Em alternativa, o MDM continua a pugnar, entre outras medidas, por um SNS «mais forte», que dê prioridade aos cuidados de saúde primários, com médicos e enfermeiros de família para todos os utentes, e com a criação ou reforço de especialidades, com ginecologia e saúde mental; que assegure cuidados de saúde às grávidas, sem fecho de maternidades e de urgências; que garanta acesso universal aos contraceptivos mais modernos e eficazes e à contracepção de emergência; que assegure nos hospitais mais consultas abertas para a IVG e a realização nos centros de saúde da IVG medicamentosa.

Marinha Grande
No dia 3 de Junho, às 16h00, é inaugurada a exposição «Mulheres da Marinha Grande – Fragmentos de vidas, de resistência e de luta»,na Biblioteca Municipal da Marinha Grande. A mostra, promovida pelo MDM, evoca o importante papel que as mulheres da Marinha Grande tiveram no combate ao regime fascista.

 



Mais artigos de: Nacional

Protestos contra custo de vida agendados para 13 localidades

O Movimento os Mesmos de sempre a Pagar convocou, para o próximo sábado, 3 de Junho, uma jornada nacional de protesto. A iniciativa decorre de forma descentralizada, sob o lema «a crise aumenta e o povo não aguenta», com 12 acções em 13 localidades. A maioria das iniciativas são concentrações...

Cordão humano em defesa da expansão do Metro Sul do Tejo

Um grupo de munícipes do Seixal realizou, no sábado, 26, um cordão humano na Estrada Nacional 10 em defesa da construção da segunda (Corroios-Fogueteiro) e terceira (Fogueteiro-Seixal) fases do Metro Sul do Tejo (MST). Na iniciativa, que pretendeu chamar a atenção para a necessidade deste...

Governo com pressa em desmantelar as Direcções Regionais de Agricultura e Pescas

No dia (26 de Maio) em que foi publicado o Decreto-Lei que procede à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), onde se confirma a extinção das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP), com a integração de alguns serviços nas novas CCDR, a Confederação Nacional da Agricultura...