CDU propõe o fim à precariedade laboral na Resíduos do Nordeste
Por proposta da CDU, a Assembleia Municipal de Mirandela aprovou por unanimidade uma recomendação pela integração no quadro da Resíduos do Nordeste de todos os trabalhadores com vínculo precário cedidos pela MULTITRAB.
Desrespeito pelos direitos e justas expectativas dos trabalhadores
No documento apresentado e aprovado no dia 28 de Abril dá-se voz à luta destes trabalhadores, que reivindicam a sua admissão nos quadros da Resíduos do Nordeste, por forma a garantir a manutenção dos seus postos de trabalho após o fim da concessão, bem como outras melhorias nas suas condições de trabalho.
Como recorda a CDU no documento apresentado por Jorge Humberto Fernandes, «alguns destes trabalhadores prestam este serviço essencial há vários anos e sempre em regime de contrato de trabalho temporário, apesar da sua actividade profissional corresponder a uma necessidade permanente das populações». No entanto, acrescenta-se, «a administração da Resíduos do Nordeste tem perpetuado a sua situação de precariedade», que não se alterou na última reunião da Assembleia Geral da empresa intermunicipal, que entendeu que a «estratégia a seguir deve ser, em regra, a de externalização da operação dos serviços necessários a uma boa gestão dos resíduos», havendo, contudo, espaço para uma «opção de gestão directa, nomeadamente, quando exista uma melhor relação custo-benefício».
Para a CDU é «inaceitável» este «desrespeito pelos direitos e justas expectativas destes trabalhadores», que «também são municipais», impondo-se que integrem a Resíduos do Nordeste, «passando aos quadros com todos os direitos dos demais trabalhadores, pondo assim fim à sua precariedade laboral».