Obras de Siza Vieira candidata a património da UNESCO
Uma candidatura para Património Mundial da UNESCO de obras do arquitecto português Álvaro Siza Vieira foi entregue, no dia 6, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). A candidatura, intitulada Obras de Arquitectura de Álvaro Siza em Portugal, é composta por oito obras distintas e faz parte da lista indicativa do Património Mundial de Portugal desde 2016.
Entre os oito projectos estão o edifício da FAUP, a Piscina das Marés, a Casa de Chá da Boa Nova, o Museu de Serralves, o Pavilhão de Portugal, o Bairro da Bouça, a Igreja de Marco de Canavezes e a Casa Alves Costa, em Caminha. A lista foi composta a partir da variedade tipológica e funcional dos edifícios em si e teve em conta o facto de a maior parte deles já ser considerada património nacional.
De acordo com um comunicado da FAUP de Março, a primeira submissão da candidatura obteve um parecer favorável a 15 de Janeiro. É esta instituição de Ensino Superior que está, desde 2021, a coordenar os trabalhos conducentes à candidatura. O responsável pela sua submissão é o director da mesma faculdade.
Entre os parceiros da candidatura estão as universidades do Porto e Lisboa, as câmaras municipais do Porto, Matosinhos, Marco de Canavezes, Caminha e de Lisboa e a Fundação de Serralves.
A candidatura está preparada para que, mais tarde, seja possível ser estendida com outras obras dentro e fora do território nacional realizadas pelo arquitecto vencedor do Prémio Pritzker.