Uma candidatura para Património Mundial da UNESCO de obras do arquitecto português Álvaro Siza Vieira foi entregue, no dia 6, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). A candidatura, intitulada Obras de Arquitectura de Álvaro Siza em Portugal, é composta por oito obras distintas e faz parte da lista indicativa do Património Mundial de Portugal desde 2016.
Entre os oito projectos estão o edifício da FAUP, a Piscina das Marés, a Casa de Chá da Boa Nova, o Museu de Serralves, o Pavilhão de Portugal, o Bairro da Bouça, a Igreja de Marco de Canavezes e a Casa Alves Costa, em Caminha. A lista foi composta a partir da variedade tipológica e funcional dos edifícios em si e teve em conta o facto de a maior parte deles já ser considerada património nacional.
De acordo com um comunicado da FAUP de Março, a primeira submissão da candidatura obteve um parecer favorável a 15 de Janeiro. É esta instituição de Ensino Superior que está, desde 2021, a coordenar os trabalhos conducentes à candidatura. O responsável pela sua submissão é o director da mesma faculdade.
Entre os parceiros da candidatura estão as universidades do Porto e Lisboa, as câmaras municipais do Porto, Matosinhos, Marco de Canavezes, Caminha e de Lisboa e a Fundação de Serralves.
A candidatura está preparada para que, mais tarde, seja possível ser estendida com outras obras dentro e fora do território nacional realizadas pelo arquitecto vencedor do Prémio Pritzker.