Comemorar o Partido, debater o presente afirmar o futuro com Abril e a Revolução
Além da intervenção quotidiana de luta e solidariedade junto dos trabalhadores e das populações, as organizações do Partido têm dado continuidade à intensa actividade.
Continuamos a luta para «transformar o sonho em vida»
Entre esta está a comemoração dos 102 anos do PCP, que até ao final de Março decorreram de Norte a Sul. Caso do almoço promovido no último fim-de-semana do mês passado promovido pela concelhia de Alenquer, que contou com a intervenção de Jerónimo de Sousa, membro do Comité Central (CC), perante uma sala completamente lotada.
Casa cheia para assinalar o 102.º aniversário do Partido, registou-se, igualmente, em Vila Real, na sexta-feira, 24, no qual Ricardo Galhardo, do CC, instou os presentes a continuarem a luta para «transformar o sonho em vida».
Na Moita, também no último fim-de-semana de Março, o almoço realizado no Clube Recreativo do Penteado contou com mais de 170 participantes, entre os quais José Dias Coelho membro da Comissão Política do PCP, Débora Santos, membro do executivo da Direcção de Organização Regional de Setúbal, e José Faya, responsável pelo trabalho da JCP no concelho.
Actualidade e porvir
Por outro lado, têm sido promovidas sessões públicas para afirmar a Constituição de Abril, caso da ocorrida dia 1 de Abril, em Faro, sob o lema «Constituição da República Portuguesa, com os democratas e patriotas – um projeto com futuro». Na iniciativa participaram Jerónimo de Sousa, do CC, e João Oliveira, da Comissão Política, bem como dezenas de militantes comunistas e outros democratas que debateram a validade dos preceitos inscritos no texto fundamental da República Portuguesa em domínios como a saúde, a educação, a justiça, a cultura, o trabalho, o poder local democrático, a habitação ou os direitos da juventude.
Dias antes, em Évora, o Sector Intelectual da Organização Regional do PCP promoveu um debate sobre a situação política e social, no qual cerca de uma centena de camaradas e amigos do Partido discutiram a actualidade com João Ferreira, da Comissão Política, e o economista e docente universitário Ricardo Paes Mamede. Sobressaíram a necessidade de mobilizar vontades pela alteração profunda do rumo político do País, particularmente evidente considerando os problemas, mas também as aspirações populares e as potencialidades, da região.
Já em Setúbal, a 25 de Março, no CT Arrábida, realizou-se mais uma sessão do ciclo mensal «Conversas+Avante!», desta feita sobre os direitos das mulheres, com a intervenção de Alma Rivera, deputada à Assembleia da República e membro do CC do PCP, e, em Almada, dia 31, decorreu mais uma das muitas sessões que têm sido promovidas para apresentar o livro «Os Processos Revolucionários - Análise concreta e Perspectivação Histórica», com a presença do autor Albano Nunes, da Comissão central de Controlo, e de Francisco Melo, da Editorial Avante!, seguindo-se um vivo e profícuo debate, moderado por Luísa Ramos, da Concelhia de Almada.