Aproveitar o 92.º aniversário do Avante! para reforçar a sua divulgação e venda
No momento em que o Avante! comemora o seu 92.º aniversário, sublinha-se a importância de dinamizar e reforçar a sua divulgação, venda e leitura regulares, para levar mais longe a voz do Partido, que é também a voz dos trabalhadores e do povo.
São imensas as potencialidades para alargar a divulgação e venda do Avante!. Há que saber aproveitá-las
O Avante!, que teve a 15 de Fevereiro de 1931 a sua primeira publicação, faz agora 92 anos de vida. Uma honrosa idade para quem, ao longo da sua história, como órgão central do Partido Comunista Português, sempre se pautou – e por vezes em condições tão adversas – por servir os interesses dos trabalhadores e do povo: resistindo ao fascismo e intervindo para o derrubar; lutando na Revolução de Abril pelos seus avanços e conquistas; fazendo frente à contra-revolução; resistindo à política de direita; batendo-se por uma alternativa patriótica e de esquerda, parte integrante da luta por uma democracia avançada inspirada nos valores de Abril, pelo socialismo e o comunismo.
Hoje, nas suas 32 páginas semanais, como em edições especiais, o jornal reflecte, como mais nenhum o faz, as aspirações e anseios populares, os problemas dos trabalhadores e do povo, as suas lutas e reivindicações – contra a exploração e o empobrecimento, por melhores salários e direitos, por uma vida digna.
De facto, o Avante! é o jornal que dá voz aos que não têm voz, que informa, com verdade e objectividade, o que outros calam e ocultam.
O Avante! é o jornal de que os trabalhadores e o povo precisam para se informarem com verdade sobre aquilo que lhes diz respeito: os seus direitos, as suas condições de vida, as suas próprias vidas. Nas suas páginas, semana após semana, repõe-se a verdade que as televisões não mostram, as rádios não falam, os jornais não escrevem, eleva-se o nível cultural de quem as lê.
Divulgar, vender, ler
São imensas as potencialidades por explorar no alargamento da divulgação e venda do Avante!, como foi reconhecido na Conferência Nacional do PCP de 12 e 13 de Novembro, que assumiu a decisão de realizar, entre Abril deste ano e Maio de 2024, uma campanha nacional para aumentar a sua promoção e venda regular, com o necessário fortalecimento das estruturas com essa finalidade.
Por isso mesmo, para as organizações e militantes do PCP, mas também para muitos outros democratas e patriotas que, não sendo membros do Partido, com ele partilham preocupações comuns sobre a situação que estamos a viver e com o futuro de Portugal – e para quem o Avante! é um órgão de informação indispensável para conhecimento da situação nacional e internacional, mas também um instrumento ao serviço da luta por uma sociedade melhor –, é de extraordinária importância a promoção, divulgação, venda e leitura do Avante!.
Ou seja, é preciso e é possível reforçar o Avante!, melhorá-lo, captar novos leitores, fidelizar os que já o são, alargar a sua difusão, chegar mais longe com a voz do PCP, chegar onde ela precisa de ser mais ouvida: junto dos trabalhadores, dos reformados, dos jovens, das mulheres, dos micro, pequenos e médios empresários e agricultores. Em suma, de todas as camadas antimonopolistas.
Para isso, é preciso promover a sua venda regular, contactando os membros e simpatizantes do Partido para que o adquiram semanalmente (elaborando, por exemplo, listagens de possíveis leitores e compradores), alargando e rejuvenescendo o número dos que assumem a tarefa da sua distribuição, valorizando-a no âmbito da responsabilização de quadros.
Mas é preciso também divulgar o Avante! junto de muitos outros potenciais compradores e leitores, de democratas e patriotas, dos trabalhadores e do povo, de todos aqueles que se preocupam e lutam por uma vida melhor, por um Portugal com futuro. É preciso promover a sua venda organizada e regular na praça pública, à porta ou dentro das empresas ou local de trabalho, junto aos mercados ou zonas de grande circulação de pessoas, fazê-lo chegar a vizinhos e amigos.
Tudo isto numa situação em que é de considerar a realização de edições e acções especiais, o alargamento e densificação da contribuição redactorial, o estreitamento da ligação com as organizações com vista ao fornecimento de informações, notícias e sugestões – para que o trabalho jornalístico do Avante! projecte as lutas, sinalize os problemas, dê voz às aspirações populares.
Compromisso fundamental
Ora, reforçando a imprensa partidária contribui-se também para o reforço do Partido e da sua iniciativa política, para dar resposta aos problemas dos trabalhadores, do povo e do País, para animar a luta, para afirmar a política alternativa, patriótica e de esquerda que o PCP defende e propõe ao povo português para projectar os valores de Abril no futuro de Portugal.
Esta é uma tarefa e um compromisso fundamental quando comemoramos este novo aniversário do Avante!: informar, esclarecer, formar política, ideológica e culturalmente todos os que, dentro ou fora do Partido, assumem este compromisso de construir um presente e um futuro melhor e mais justo para os trabalhadores, o povo e o País.
Sendo o Avante!, com estas características, um jornal único, atractivo, com uma diversidade temática e informação que, pela sua natureza, não é possível obter em nenhum outro órgão da comunicação social, com tanto potencial para melhorar, quão vasto é o campo para o alargamento da sua difusão e venda?
Mãos à obra, então!