140 anos d’A Voz do Operário
A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário comemorou, no dia 13 de Fevereiro, o seu 140.º aniversário. Para celebrar a data, a instituição vai levar a cabo, ao longo de todo o ano, um vasto programa de celebrações, de onde se destaca uma sessão solene, que se realizará no dia 25, e uma Festa de Rua, aberta e gratuita, que terá lugar, no dia 20 de Maio, na Alameda D. Afonso Henriques.
O programa de celebração incluirá ainda uma exposição de rua sobre a instituição, debates sobre associativismo e imprensa, um roteiro histórico elaborado em parceria com o Instituto de História Contemporânea, uma feira do livro dos movimentos sociais e a realização de obras de arte urbana.
O jornal que dá nome à sociedade foi fundando em 1879 (quatro anos antes da fundação da socidade) com o intuito de ser a voz dos operários, que trabalhando e vivendo sob condições deploráveis, viam-se votados a um grande silenciamento.
A Voz do Operário é hoje uma instituição que, com sete espaços educativos distribuídos por Lisboa, Barreiro e Almada, 250 trabalhadores e 1100 alunos, possui valências no campo da educação e apoio social e uma actividade cultural permanente e diversificada.