Começou o festival Correntes d’Escritas

A 24.º edição do festival literário Correntes d’Escritas começou antes de ontem, na Póvoa de Varzim, no Porto, e conta com a presença de 98 autores de expressão ibérica, de 15 diferentes nacionalidades.

Os escritores vão reunir-se até dia 18 de Fevereiro neste evento que decorrerá sobretudo no Cine-teatro Garret, onde também já se realizou a sessão oficial de abertura em que foi anunciado o Prémio Literário Casino da Póvoa.

Para esta edição estão previstas dez mesas de debate cujos temas partem de frases da poesia de Ana Luísa Amaral, vencedora do Prémio Literário de 2007. Além das mesas de debate, terão lugar apresentações de 37 obras recém publicadas ou a publicar no mercado livreiro português. Em paralelo, estão previstos encontros de autores com alunos nas escolas, uma sessão de cinema com a exibição do filme O Campo de Sangue, de João Mário Grilo, exposições de arte, sessões de teatro e o curso de formação de professores «Correntes em Rede».



Mais artigos de: Aconteceu

140 anos d’A Voz do Operário

A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário comemorou, no dia 13 de Fevereiro, o seu 140.º aniversário. Para celebrar a data, a instituição vai levar a cabo, ao longo de todo o ano, um vasto programa de celebrações, de onde se destaca uma sessão solene, que se realizará no dia 25, e uma Festa de Rua, aberta...

Sporting campeão de clubes de atletismo

O Sporting reconquistou, no dia 12, o título masculino dos Nacionais de atletismo em pista coberta e revalidou o título feminino. As duas competições realizaram-se em Pombal. A equipa leonina conquistou o 19.º título no sector masculino, ao somarem 97 pontos. Mais meio ponto que o Benfica, que conta com 11 triunfos. No...

Exposição conta história das sapatilhas

Uma colecção particular com mais 500 pares de sapatilhas de marcas portuguesas compõem a exposição que está patente ao público na Casa do Design, em Matosinhos, desde dia 11. Sapatilhas: Marcas Portuguesas, do Estado Novo ao Virar do Milénio tem curadoria do designer e professor Pedro Carvalho de Almeida e pretende partilhar com o público vários exemplos representativos de 100 marcas nacionais e proporcionar uma retrospectiva histórica sobre o que foi a produção industrial de sapatilhas em Portugal.

A exposição poderá ser visitada até dia 27 de Agosto.

Extensão de gelo marinho foi a menor

A extensão do gelo marinho na Antárctida foi a mais baixa já registada em Janeiro e, no Árctico, foi a terceira mais baixa. Os dados foram apurados numa avaliação realizada pelo serviço sobre mudanças climáticas do programa europeu Copernicus e o Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC). A notícia foi divulgada pelo portal ONU News no dia 9.

Segundo o NSIDC, combinados, os dois hemisférios estabeleceram um recorde de baixa extensão total do gelo marinho global. Sobre a temperatura, os dados revelam que os últimos oito anos foram os mais quentes já registados.