Viale Moutinho e Daniel Jonas premiados
O escritor e jornalista José Viale Moutinho foi distinguido com o Prémio de Tributo Consagração Inês de Castro 2021. A distinção, anunciada pela Fundação Inês de Castro no dia 24 de Novembro, coincidiu com o lançamento, em Coimbra, da nova obra do escritor «(22) Contos Escolhidos – Antologia Pessoal (1988-2015)».
Divulgado na mesma ocasião foi a atribuição ao poeta Daniel Jonas do Prémio Literário Fundação Inês de Castro, pela obra «Cães de Chuva», editado pela Assírio&Alvim, em 2021. Para o júri, nesta obra, Daniel Jonas «confirma a solidez da sua criação literária e a originalidade que o torna um dos mais estimulantes poetas da poesia portuguesa».
Por seu lado, José Viale Moutinho, enquanto jornalista no Jornal de Notícias e no Diário de Notícias, viu o seu trabalho reconhecido com o Prémio de Reportagem Norberto Lopes, da Casa de Imprensa. Como escritor, muitos são os títulos publicados, do conto ao romance, de peças de teatro a estudos sobre autores dos anos de 1800, vários deles tendo dado lugar também a distinções, como foi o Prémio Rosalía de Castro, do PEN Clube da Galiza.