Álbum de José Afonso reeditados
Com as minhas tamanquinhas, de 1976, de José Afonso, um dos maiores e mais reconhecidos nomes da música popular e de intervenção portuguesa foi reeditado no mês passado. A reedição do álbum foi realizada pela editora Mais5, no âmbito do plano editorial de recolocação no mercado de 11 álbuns de José Afonso publicados, originalmente, entre 1968 e 1981. De acordo com a editora, o disco do cantor está disponível em CD, vinil e, pela primeira vez, em formato digital em todas as plataformas de streaming e download.
Foi em Setembro de 2020 que a Direcção-Geral do Património Cultural abriu o processo de classificação da obra fonográfica de José Afonso, pelo que esta representa de «valor cultural e de significado para a nação». O processo iniciou-se um ano depois de a Assembleia da República ter aprovado um projecto de resolução do PCP que recomendava ao Governo a classificação da obra do músico como interesse nacional com vista à sua reedição e divulgação.
A editora Mais5 explicou ainda que o álbum tem distribuição assegurada em Espanha, que chegará aos mercados discográficos da Alemanha, França e Estados Unidos.