Milhares de empresas em situação potencialmente explosiva

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) chama a atenção para a situação potencialmente explosiva em que se encontram as micro, pequenas e médias empresas (PME) que subscreveram os financiamentos e as linhas de crédito «amplamente impingidas» pelo Governo, como forma de enfrentar as dificuldades pela pandemia ou outras situações de calamidade.

Em nota de 7 de Novembro, a CPPME lembra que em 2020 e 2021, perante a total ou parcial paralisação da actividade económica decretada pelo Executivo PS, tal como está a acontecer agora com a escalada inflacionista de todos os custos de produção e tem vindo a acontecer em todas as situações de calamidade natural ocorridas na última década, a maior parte dos «apoios governamentais» traduziu-se no «aumento do endividamento, através da subscrição de linhas de crédito e outros instrumentos bancários, exaltando as vantagens das taxas negativas da Euribor e da bonificação dos spreads».

Com a situação a modificar-se e a agravar-se, a Confederação exige do Governo «medidas imediatas e vigorosas» de salvaguarda de dezenas de milhares de empresas afectadas, evitando a degradação da sua condição económica e financeira, o despedimento de muitos trabalhadores e, até, no limite, o encerramento de muitas delas.




Mais artigos de: Nacional

PS chumba separação das freguesias de Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos

Na Assembleia da União de Freguesias de Sarilhos Pequenos e Gaio-Rosário de 14 de Novembro, o PS chumbou uma proposta da CDU para a desagregação das freguesias, tornando-as órgãos independentes e repondo a situação existente antes de 2013. O voto contra do PS impediu assim o avanço da proposta para a Assembleia Municipal...

Contra as portagens na Beira Interior

A Plataforma P’la Reposição das SCUT A23 e A25 vai realizar hoje, 17, uma Marcha Lenta P’la Reposição das SCUT (vias sem custo para o utilizador) na Beira Interior, com partida de Castelo Branco (16h00, do Museu), do Fundão (17h00, do Tribunal), da Guarda (16h00, da rotunda do G), de Belmonte (16h30, do Largo do...