Da realidade à proposta, conhecer para intervir
É um compromisso de sempre dos deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) uma profunda ligação à realidade, condição essencial para robustecer e alavancar a intervenção institucional. A análise e interpretação da situação política, económica, social carecerá sempre do estudo das políticas, das medidas, das estatísticas e tendências. A partir daí, poderemos alertar para as consequências de determinadas políticas, ou proceder a caracterizações sociais como índices de pobreza ou de massa salarial e a sua progressão (entre tantas, tantas outras variáveis).
Mas nada poderá substituir a tradução concreta do impacto de políticas ou da expressão de estatísticas no conhecimento da realidade por via do contacto directo com aqueles que para alguns não passam de números. É essa ligação à realidade que garante que, no plano da intervenção institucional, a crítica, o questionamento, a proposta, não correspondam a um mero exercício teórico ou de extrapolação de estatísticas, mas que tenham adesão às necessidades concretas com que os trabalhadores e o povo português se confrontam, às especificidades dos problemas.
É também nesse quadro que os deputados do PCP no PE estão a dinamizar jornadas de trabalho sob o lema Contigo todos os dias - A tua voz no Parlamento Europeu, que tendo começado em Braga, e já percorrido os Açores, percorrerão todos os distritos do País até ao final do próximo ano. Foram já muitos, e muitos mais serão ainda os contactos com realidades muito diversas do nosso País. Do contacto com trabalhadores à porta das empresas e fábricas, ao contacto com comerciantes, pequenos produtores, movimento associativo, sindicatos, estudantes, com as populações onde quer que estejam, no bairro, no mercado, no café.
Em cada conversa, a constatação na primeira pessoa do baixo salário (cada vez mais com o salário mínimo como referência) que não chega ao fim do mês, dos elevados ritmos de trabalho, da deficiente resposta nos transportes, ou na saúde, aos elevados custos da habitação, aos baixos preços pagos à produção agravados pelo aumento dos custos das matérias primas.
Em cada palavra, em cada olhar, em cada expressão das dificuldades com que se constrange um povo, a confirmação prática da validade das propostas em tantas dimensões. Em cada contacto, a oportunidade de dar a conhecer as propostas do PCP para responder à situação de urgência nacional. Em cada conversa, a possibilidade para dar a conhecer intervenções feitas tendo presentes as singularidades de cada região ou para recolher elementos que permitam novas intervenções e questionamentos no Parlamento Europeu. Ligar a realidade à intervenção. Só assim poderá ser a nossa intervenção.