Cuba acolheu o 22.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários

O Partido Comunista de Cuba acolheu o 22.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO), de 27 a 29 de Outubro de 2022, em Havana. Recorde-se que a decisão de realizar o Encontro Internacional em Cuba foi tomada na reunião do Grupo de Trabalho do EIPCO que se realizou no passado dia 5 de Março, em Lisboa, e que foi acolhida pelo PCP.

Participaram no 22.º EIPCO 78 partidos comunistas e operários, oriundos de 60 países, de todos os continentes, totalizando 145 representantes.

Sob o lema «Solidariedade com Cuba e todos os povos em luta. Unidos somos mais fortes na luta anti-imperialista, juntos com os movimentos sociais e populares, face ao capitalismo e às suas políticas, à ameaça do fascismo e da guerra; na defesa da paz, do meio ambiente, dos direitos dos trabalhadores, da solidariedade e do socialismo», o Encontro Internacional adoptou uma declaração final e um plano de acção.

O Encontro adoptou ainda uma nova composição do Grupo de Trabalho do EIPCO, que o PCP continua a integrar.

Por ocasião da realização do 22.º EIPCO em Cuba, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, enviou uma mensagem de saudação a Miguel Díaz-Canel, Primeiro Secretário do Comité Central do PCC e Presidente da República de Cuba.

A delegação do PCP ao Encontro foi integrada por Pedro Guerreiro, membro do Secretariado do Comité Central e responsável da Secção Internacional, Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central e da Secção Internacional, e Cristina Cardoso, da Secção Internacional.

A delegação do PCP teve oportunidade de visitar o Centro Fidel Castro, em Havana, onde ofereceu um exemplar do Avante! clandestino, que notícia a visita de Álvaro Cunhal a Cuba, a convite de Fidel Castro, em 1964, um exemplar do Avante! que notícia a visita de Fidel Castro a Portugal, no âmbito da Cimeira Ibero-Americana, realizada em 1998, e um exemplar do livro «100 anos de Luta ao Serviço do Povo e da Pátria, pela Democracia e o Socialismo», editado no âmbito das comemorações do Centenário do PCP.

O próximo EIPCO terá lugar em 2023, na Turquia, acolhido pelo Partido Comunista da Turquia.

Este tema terá desenvolvimento na próxima edição do Avante!.




Mais artigos de: Europa

Resistentes antifascistas reuniram-se em Belgrado

A Federação Internacional de Resistentes promoveu no dia 24 de Outubro, em Belgrado, uma conferência internacional sobre «Antifascismo hoje e o perigo das políticas de direita na Europa». A URAP esteve presente.

Da realidade à proposta, conhecer para intervir

É um compromisso de sempre dos deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) uma profunda ligação à realidade, condição essencial para robustecer e alavancar a intervenção institucional. A análise e interpretação da situação política, económica, social carecerá sempre do estudo das políticas,...