Buzinões e marcha lenta pela reposição das SCUT
A Plataforma P’la Reposição das SCUT na A23 e A25 vai realizar em Novembro buzinões (dia 7) e uma marcha lenta (dia 18) contra o pagamento de portagens no Interior.
Propostas de OE é omissa sobre a reposição das SCUT
A decisão foi tomada no passado dia 18 pelo Conselho Geral da Plataforma P’la Reposição das SCUT, que analisou os resultados da reunião com a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional e o Secretário de Estado das Infra-estruturas, e fez um balanço do Fórum de Participação Cívica, realizado no dia 3 de Outubro, com o objectivo de actualizar a argumentação técnica, económica e social sobre a importância e necessidade de repor as vias sem custo para o utilizador na A23, A24 e A25.
A decisão de avançar para novas formas de luta prende-se com o facto de a reunião com o Governo ter sido «inconclusiva» e de a proposta de Orçamento do Estado para 2023 ser «omissa sobre a reposição das SCUT no Interior». A Plataforma lamenta ainda que as declarações do Executivo PS sejam genéricas, imprecisas e contraditórias quanto às medidas concretas e quanto ao momento da sua implementação».
No dia 7 de Novembro terão lugar buzinões em várias localidades: Fundão (zona do Mercado, às 9h00), Castelo Branco (rotunda Europa, às 9h00), Covilhã (rotunda das Oliveiras, saída junto à Galp, às 16h30), Guarda (rotunda frente à central de camionagem, às 17h30), Seia (rotunda do Pingo Doce, às 8h45) e Vilar Formoso (na antiga fronteira, às 11h30).
Para o dia 18 de Novembro está marcada uma marcha lenta com partida de Castelo Branco (16h00), Fundão (17h00), Guarda (16h00), Belmonte (16h30) e Covilhã (17h00), em direcção à rotunda Norte do Fundão.