Há dez anos no Terreiro do Paço

Passam hoje dez anos sobre a data em que centenas de milhares de pessoas – trabalhadores de todos os sectores de actividade e também reformados, pensionistas, jovens, vindos de todo o País, respondendo ao apelo da CGTP-IN – realizaram em Lisboa, no Terreiro do Paço, uma grande manifestação.

Mobilizando os trabalhadores para a elevação e ampliação da luta organizada contra o pacto de agressão e as medidas das troikas (a nacional, juntando PSD, PS e CDS, e a estrangeira, com FMI, BCE e UE), a CGTP-IN iniciaria, dias depois, uma «Marcha do Desemprego» que percorreu o País durante dez dias, e convocaria uma greve geral, para 14 de Novembro.

A manifestação de 29 de Setembro de 2012 impulsionou uma nova fase na luta dos trabalhadores, que se confirmaria como elemento determinante para travar o avanço da política de direita e das medidas de «austeridade» e para a redução da base social de apoio do Governo.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Despedidos da refinaria têm só promessas vãs

Um ano após o despedimento colectivo que se seguiu ao fecho da refinaria do Porto, a Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal faz um balanço do que aconteceu e do que ficou apenas prometido.