PCP presente na ManiFiesta
A convite do Partido do Trabalho da Bélgica (PTB), o PCP esteve presente na ManiFiesta, festa organizada pelo jornal Solidaire e pela rede Médecin pour le Peuple, que se realizou nos dias 17 e 18 de Setembro, na cidade de Oostende, na Bélgica.
A ManiFiesta recebeu milhares de visitantes, que desfrutaram dos espectáculos, debates, actividades desportivas, espaços dedicados às crianças e um programa dirigiado à juventude.
No comício intervieram, entre outros, Raoul Hedebouw, Presidente do PTB, Thierry Bodson, presidente da FGTB (central sindical belga), Irvin Jim, secretário-geral do sindicato sul-africano dos metalúrgicos e Ahed Tammi, activista palestiniana.
O stand do PCP, integrado no espaço internacional, constituiu uma oportunidade para interagir com os visitantes, bem como com partidos e movimentos progressistas da Europa e do Mundo, partilhando informação sobre a situação em Portugal e aspectos da actualidade no Mundo. O PCP fez-se representar por Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, sendo o stand assegurado por camaradas da Organização da Emigração do Partido na Bélgica.
Sandra Pereira participou no debate «Europa pela paz», em conjunto com outros representantes de forças políticas e sociais de vários países europeus, onde afirmou, entre outros aspectos, que «os povos querem paz, não guerra», que «o PCP está do lado da paz e não da guerra e defende uma solução política para o conflito, que ponha fim a uma guerra que dura já há 8 anos» e que o PCP «luta para que não sejam os trabalhadores e os povos a suportar os custos da escalada de confrontação e guerra no mundo, levada a cabo pelos EUA, a UE e a NATO».