PCP presente na ManiFiesta

A convite do Partido do Trabalho da Bélgica (PTB), o PCP esteve presente na ManiFiesta, festa organizada pelo jornal Solidaire e pela rede Médecin pour le Peuple, que se realizou nos dias 17 e 18 de Setembro, na cidade de Oostende, na Bélgica.

A ManiFiesta recebeu milhares de visitantes, que desfrutaram dos espectáculos, debates, actividades desportivas, espaços dedicados às crianças e um programa dirigiado à juventude.

No comício intervieram, entre outros, Raoul Hedebouw, Presidente do PTB, Thierry Bodson, presidente da FGTB (central sindical belga), Irvin Jim, secretário-geral do sindicato sul-africano dos metalúrgicos e Ahed Tammi, activista palestiniana.

O stand do PCP, integrado no espaço internacional, constituiu uma oportunidade para interagir com os visitantes, bem como com partidos e movimentos progressistas da Europa e do Mundo, partilhando informação sobre a situação em Portugal e aspectos da actualidade no Mundo. O PCP fez-se representar por Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, sendo o stand assegurado por camaradas da Organização da Emigração do Partido na Bélgica.

Sandra Pereira participou no debate «Europa pela paz», em conjunto com outros representantes de forças políticas e sociais de vários países europeus, onde afirmou, entre outros aspectos, que «os povos querem paz, não guerra», que «o PCP está do lado da paz e não da guerra e defende uma solução política para o conflito, que ponha fim a uma guerra que dura já há 8 anos» e que o PCP «luta para que não sejam os trabalhadores e os povos a suportar os custos da escalada de confrontação e guerra no mundo, levada a cabo pelos EUA, a UE e a NATO».

 



Mais artigos de: Europa

PCP exige no PE valorização do salário mínimo e salários em geral

Na defesa dos interesses dos trabalhadores portugueses, os deputados do PCP no Parlamento Europeu votaram contra a proposta de directiva sobre salários mínimos. O que se impõe é a valorização do salário mínimo e dos salários em geral, rejeitando qualquer condicionamento que a procure impedir.

«Discurso de defesa dos interesses das grandes potências europeias»

O deputado do PCP no Parlamento Europeu (PE) João Pimenta Lopes fez, no dia 15, uma declaração sobre o discurso do chamado «Estado da União», proferido pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. «Bem se pode dizer que se tratou de um discurso de defesa dos interesses das grandes potências europeias e...