A Festa do Avante! abre já amanhã

Três dias de alegria, fraternidade e luta

A Festa do Avante! inicia-se amanhã e, até domingo, conta com um vasto e diversificado programa político, cultural e desportivo, exposições de visita obrigatória, bares e restaurantes a não perder e aquela alegria única, que só ali se experimenta.

A Quinta da Atalaia tem 30 hectares, muitas sombras e uma vista extraordinária

O comício, às 18h de domingo, no Palco 25 de Abril é o grande momento político da Festa do Avante!, onde serão também realizados mais de seis dezenas de momentos de debate sobre os mais variados assuntos da actualidade nacional e internacional, da cultura e do desporto, da história e do ambiente, da paz e dos livros. Há ainda várias exposições, com destaque para a do Espaço Central, intitulada Crianças e Pais com Direitos. Portugal com futuro. Nesse mesmo local estará patente uma outra mostra, sobre a Louça Preta de Bisalhães, reconhecido pela UNESCO como património cultural em risco.

Pelo Palco 25 de Abril, Auditório 1.º de Maio e Palco Paz passará o melhor da música, de vários géneros e para todos os gostos – dos artistas consagrados às promessas. O teatro, o cinema, os livros, os discos, a ciência e as artes plásticas, com espaços próprios, enriquecem o programa cultural. O desporto volta em pleno, destacando-se do vasto programa o regresso da Corrida da Festa, no domingo de manhã.

Nos espaços das Organizações Regionais estarão uma vez mais os sabores, as cores, as tradições e as lutas do povo português, enquanto que o Espaço Internacional será uma vez mais expressão da solidariedade internacionalista que desde sempre marca a Festa do Avante! – e tão necessário é, hoje, o seu reforço!

Na Cidade da Juventude, construída pela JCP do primeiro tubo ao último retoque, estarão plasmados os sonhos, aspirações e lutas dos jovens. Em vários espaços há programação específica para as crianças, que no espaço que lhes é destinado encontram sombra, brinquedos e muita animação. Nos Espaços Bebé há tudo para cuidar dos mais pequenos. Numa Festa que é para todos, os emigrantes, os imigrantes e as mulheres têm também espaços próprios onde as suas reivindicações estarão em destaque.

Especial será, também, a homenagem a José Saramago, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento, com o Concerto sinfónico de sexta-feira e outras iniciativas. Lembrado será, também, o 80.º aniversário de Adriano Correia de Oliveira.

E depois há a Festa para lá do programa: os 30 hectares de terreno verdejante, com sombras frescas e uma extraordinária vista para o Tejo e para Lisboa; a alegria do reencontro e a descoberta do encontro; a camaradagem em todos os gestos e em toda a gente; a solidariedade sempre presente; o sonho que, feito acção, tudo torna possível. Esta é a parte que não se explica – sente-se e vive-se. De amanhã a domingo, na Quinta da Atalaia.

 

Comício é momento político maior

Domingo, às 18h00, realiza-se no Palco 25 de Abril o comício da Festa do Avante!. Intervêm o Secretário-geral do Partido, Jerónimo de Sousa, o membro da Comissão Política e director do Avante!, Manuel Rodrigues, e Gonçalo Francisco, da Comissão Política da Direcção Nacional da Juventude Comunista Portuguesa.

A participação é organizada por espaços afectos a células, sectores e organizações. Quem pretenda participar deverá inscrever-se junto da organização.

 

EP: até hoje só custa 27 euros

Até ao final do dia de hoje, 1 de Setembro, a Entrada Permanente (EP) para a Festa do Avante! custa 27 euros, passando a partir de amanhã para 40 euros em exclusivo nas bilheteiras da Festa. A EP é um título de solidariedade para com a Festa e o seus construtores e dá acesso a todos os espaços e iniciativas.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

Todos os debates na Festa

Com 59 debates, momentos de solidariedade e apresentações, aos quais acrescem a programação específica no Auditório do Espaço do Livro (ver páginas seguintes), a Festa do Avante! é um local privilegiado para o esclarecimento, a troca de ideias e a reflexão. É por isso útil saber a programação das iniciativas que irão ocorrer, entre sexta-feira, 2, e domingo, 4, nos espaços das organizações regionais, da Imigração, Mulheres e Ciência, no Espaço Central, na Cidade da Juventude e no Espaço Internacional.

É fácil chegar à Festa de transportes públicos

Situada na freguesia de Amora, concelho do Seixal, a Quinta da Atalaia (onde se realiza a Festa do Avante!) é bem servida de transportes públicos, alguns dos quais com horários alargados no primeiro fim-de-semana de Setembro.