Horários, serviços e informações úteis

Tudo o que é preciso saber para aproveitar a Festa

Dos horários aos serviços, do acampamento às excursões, há várias informações que importa conhecer para que a estadia na Festa do Avante! seja aproveitada ao máximo – como deve ser. A Festa começa já no próximo dia 2, às 19h00 (as portas abrem uma hora antes).

Tudo está preparado para que a estadia seja a melhor possível

Na Festa do Avante! tudo é feito para garantir a melhor estadia possível a quem a visita, com alegria e tranquilidade. Há um Posto de Saúde para prestação dos primeiros socorros e um dispositivo de Bombeiros durante todo o tempo.

Nos vários espaços há terminais de pagamento automático e deve ser priorizado o pagamento com cartão contactless. Há, em cada entrada da Festa, um ATM para levantamento de dinheiro.

Em vários pontos do recinto há instalações sanitárias, com limpeza e manutenção regulares. Há também instalações adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida e fraldários. Distribuídos pelo terreno, devidamente assinalados, há pontos de energia para carregamento de telemóveis.

No posto de informações e perdidos e achados é possível solicitar informações, adquirir a revista, entregar algo encontrado ou procurar algo perdido, guardar bagagem e carregar o telemóvel. Já o ponto de encontro, situado na Praça da Paz, é o ideal para encontrar alguém durante a Festa.

Para todos, sem excepções

A Festa do Avante! é para todos. Para cuidar dos mais pequenos com todo o conforto há Espaços Bebé junto ao Espaço Criança e nos espaços de Setúbal, Porto e Alentejo. Estão equipados com trocador de fraldas e micro-ondas e têm locais próprios para amamentação, sendo regularmente limpos e higienizados.

Há também espaços e serviços destinados às pessoas com mobilidade reduzida, desde logo um serviço de transporte adaptado, com percursos desde Lisboa, Seixal e Almada até ao interior do recinto. Quem dele necessitar, deve contactar o 212 224 000 ou 915382905, a partir de 1 de Setembro. Este serviço pode ser também solicitado por quem esteja nas imediações da Festa, estacionou no parque para viaturas adaptadas junto ao estádio do Amora ou chegou de comboio à estação de Foros da Amora.

Junto do Palco 25 Abril, do Auditório 1.º de Maio e do Palco Paz haverá plataformas elevadas, permitindo assistir a todos os eventos com conforto. Junto do campo do Amora FC há estacionamento para viaturas individuais, tendo as viaturas de exibir o dístico próprio. O Espaço Criança conta com um brinquedo inclusivo e o comício será traduzido para língua gestual portuguesa.

Todos ajudam

Para que tudo corra pelo melhor, os visitantes têm também de respeitar algumas regras básicas. No recinto da Festa não é permitido circular com objectos cortantes ou vasilhame em vidro, montar tenda ou fazer venda ambulante. Não se pode permanecer no recinto fora do horário de funcionamento da Festa (ver caixa) e a própria legislação em vigor impede a entrada de animais.

Aos visitantes é pedido que contribuam para uma Festa sempre limpa, deixando as mesas que utilizarem o mais libertas possível e depositando os resíduos nos locais apropriados, facilitando dessa forma o trabalho de limpeza. Solicita-se igualmente que seja evitado o plástico descartável: nos restaurantes serão utilizados pratos, taças e talheres descartáveis de matérias com origem vegetal e biodegradável.

Ir, ficar e voltar

É fácil chegar à Festa do Avante!, seja de transporte público ou de viatura própria. A Quinta da Atalaia, localizada na freguesia de Amora, é servida por uma vasta rede de transportes públicos (ver caixa) e próxima da A2. Quer se venha do Norte ou do Sul, junto às várias saídas (A2 ou A33), em Seixal/ Fogueteiro/ Amora, estarão placas indicativas do sentido a seguir até à Festa.

Há dois locais de estacionamento: o parque Maria Pires, junto à Escola Paulo da Gama, a 300 metros da Festa, e junto à estação de Foros de Amora. Existem ainda dois parques de estacionamento para bicicletas, situados junto às duas entradas – Quinta da Princesa e Quinta do Cabo.

A Festa do Avante! é servida por uma vasta rede de transportes público: autocarros da Carris Metropolitana, barcos da Transtejo e comboios da Fertagus (horários nos sítios das operadoras na Internet).

Há ainda excursões organizadas de todo o País, algumas incluindo estadia em hotel. O parque dos autocarros das excursões localiza-se junto da entrada da Quinta do Cabo.

 

Transportes públicos

O recinto da Festa é servido por uma ampla rede de transportes públicos, assegurada pela Carris Metropolitana (autocarros), a Fertagus (comboios) e a Transtejo (barcos). Os horários e percursos podem ser consultados nas páginas das empresas na Internet: carrismetropolitana.pt,fertagus.pt e ttsl.pt.

A Carris Metropolitana assegura ligações à Festa através das carreiras: 3101 – Amora/ Foros da Amora (Estação)/ Amora; 3103 – Corroios (Estação)/ Paio Pires (Farinheiras); 3119 – Pinhal Conde Cunha/ Seixal (Terminal Fluvial); 3512 – Cacilhas (Terminal)/ Quinta da Princesa; e 4620 – Moita/ Paio Pires, que será prolongada até à Festa do Avante!. Todas elas terão reforço de carreiras e horários nos três dias da Festa.

A Fertagus, como em anos anteriores, e para além dos horários habituais, realiza comboios especiais nas noites de sexta-feira e sábado com destino a Lisboa e a Setúbal, sendo assegurada pela Carris Metropolitana a ligação rodoviária entre a Festa e a estação de Foros de Amora.

Estas viagens, assim como as travessias fluviais, estão abrangidas pelo passe Navegante, importante conquista do PCP na luta pelo direito à mobilidade. Quem não tiver passe, pode carregar previamente o cartão com as viagens pretendidas. A bilheteira da estação dos Foros de Amora tem horário alargado.

 

Acampamento é a melhor opção

Para quem não quiser perder nada da Festa e ter condições para estar em segurança e tranquilidade, a melhor opção é mesmo acampar. A Festa do Avante! dispõe de um acampamento para os visitantes no Parque do Serrado, com espaço próprio para tendas e caravanas. Possui vigilância, serviço de bar, casas de banho e duches com limpeza regular. Não é permitido fazer fogo, mas é autorizada a utilização de fogões (tipo campingaz) em local definido, existindo também espaços para lavar a loiça.

Para aceder é necessário preencher uma ficha de inscrição, possuir um documento de identificação, ter EP e pagar o valor para todo o período de estadia.

O regulamento pode ser consultado em festadoavante.pt, onde é também possível efectuar a pré-inscrição (recomendada).

O parque funciona entre as 10h00 de sexta-feira, 2 de Setembro, e as 13h00 de segunda-feira, 5.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

O punk e o new wave continuam a fazer sentido

Os Lefty são um quarteto cuja sonoridade remete para as bandas de garagem do final da década de 80 e início da década de 90, numa mistura peculiar entre o punk, o new wave e o pop. Ao som robusto juntam-se as letras directas e intensas sobre assuntos do quotidiano e temas sociais, como a igualdade e as discriminações. Os Lefty são constituídos por Leonor Andrade, João Nobre, Pablo Banazol e Dani. O Avante! falou com os dois primeiros sobre a banda, a sua sonoridade e os temas que abordam, e sobre o que podemos esperar da actuação na Festa do Avante!.

Já está disponível a Revista Programa

É já possível adquirir a Revista Programa da Festa do Avante!, com os horários e localizações de espectáculos, debates e outras iniciativas, o conteúdo político e cultural dos vários espaços, as ementas dos diversos bares e restaurantes e múltiplas informações úteis para que os visitantes...

Grande jornada impulsiona construção

A jornada de trabalho do passado fim-de-semana contou com uma elevada – e sempre entusiástica – participação de militantes e amigos do Partido, da JCP e da Festa. Vindos de todo o País, com formações e experiências diversas, entregaram-se à construção de pavilhões, restaurantes e bares, à...

Chegar tão longe quanto possível

Prossegue e intensifica-se em todo o País a divulgação da Festa do Avante!, que se faz através da pintura de murais e da afixação de cartazes, mas também – e sobretudo – do contacto directo com os trabalhadores e as populações: em empresas e locais de trabalho, em praças, ruas, praias e...

Adquirir recordações

A Loja da Festa é o sítio ideal para adquirir merchandising variado, como t-shirts, sacos de pano, cadernos e pins. Também aqui serão assinalados os 80 anos do nascimento de Adriano Correio de Oliveira e o Centenário de José Saramago.