Política e cultura sem exclusões nos espaços das organizações

Com todos os distritos representados através das respectivas organizações regionais do PCP, a Festa do Avante! é uma montra do País, da sua cultura em sentido lato, mas também das particularidades culturais de cada região em diversos domínios.

As propostas e intervenção do PCP e a luta dos trabalhadores estão em foco

Nos espaços das organizações do Partido, também vai ser possível tomar contacto com as lutas que desenvolvem (ou desenvolveram no passado, deixando raízes e exemplo) os comunistas, os trabalhadores e as populações em cada distrito. Nalguns casos, será ainda possível debater algumas das questões mais candentes, contributo indispensável para o esclarecimento e a mobilização.

Nos Açores, o destaque da exposição vai para a produção regional (existindo, no pavilhão, como é hábito, várias iguarias locais para degustar), e para a mobilidade e transportes, ao passo que no Alentejo – onde a música de raiz popular se fará ouvir nas suas várias expressões, os comes e bebes ilustram a riqueza gastronómica da região, e o artesanato o seu vasto património de saberes–, a mostra política, além das propostas do Partido para a região, recorda os 60 anos da conquista das 8 horas de trabalho nos campos do Sul. Dois debates estão agendados: sobre o desenvolvimento económico e as potencialidades, e acerca da luta pelos direitos laborais.

As propostas e intervenção do PCP, assim como a luta dos trabalhadores e populações, também vão estar em foco no espaço do Algarve, no qual não vão faltar, igualmente, os tradicionais e reconhecidos bons produtos regionais: da doçaria ao marisco, passando pelos objectos e artefactos singulares.

Em Aveiro, a oferta gastronómica de todo o distrito (doçaria ou leitão da Bairrada), convive paredes meias com o sublinhado da importância da resistência antifascista, enquanto que em Braga, a gastronomia e o artesanato feito laboriosamente da serra ao mar minhotos (nesta Festa será possível adquirir peças exclusivas de olaria), podem ser apreciados antes ou depois de tomar contacto com o destaque dado ao direito à habitação.

«Sem água não há pão! - Recursos hídricos, agricultura e desenvolvimento regional», é o título do debate promovido na Festa do Avante! pela Organização Regional de Bragança do PCP, que trará, ainda, uma exposição que evoca a história da ferrovia no distrito. Evocação é o que também se faz em Coimbra, designadamente da crise académica de 62 e das lutas estudantis e da figura de Adriano Correia de Oliveira, estando disponíveis, ainda, sabores e saberes da região.

No ano em que completaria 80 anos, Adriano Correia de Oliveira, músico, militante comunista e resistente antifascista, será, igualmente, assinalado na Organização Regional do Porto, que, como não podia deixar de ser, traz à Festa a gastronomia e outras tradições locais.

Já no espaço de Castelo Branco e Guarda, os visitantes poderão conhecer melhor estas regiões da Beira Interior, as lutas, especialmente em torno de questões ambientais e do aumento do custo de vida, bem como passar em revista a exposição sobre as assembleias regionais do Partido: uma já realizada e outra a realizar após a Festa do Avante!.

«Um povo que luta. Um Partido que transforma - alegria e confiança», é o lema que dá mote à decoração política do espaço de Leiria, onde, como é tradição, entre outras peças, é possível adquirir a edição do copo da 46.º Festa do Avante!. Em Lisboa, além dos característicos espaços de objectos usados e de colecção, do sai-sempre e de uma vasta oferta de petiscos, refeições e bebidas (este ano, junto ao lago da Festa do Avante!, com uma ementa vegetariana e adequada a celíacos), os visitantes vão poder contactar com o Fado no tradicional local que lhe é dedicado. A componente política andará em torno da luta contra a exploração e o agravamento do custo de vida, por melhores condições e a valorização do trabalho e dos trabalhadores.

Já na Madeira, a exposição intitulada «Sobre a repressão na Madeira após a Revolta do Leite» contribui para combater o esquecimento e a reescrita da história do fascismo, ao passo que em Santarém o destaque político vai para os 60 anos da conquista das 8 horas de trabalho nos campos do Ribatejo e para o Centenário de José Saramago, natural das Azinhaga, Golegã.

A resistência antifascista e a actualidade dos valores de Abril, são, igualmente, realçados pela Organização Regional de Viseu, designadamente a propósito das «eleições» em 1971 e da construção de listas de oposição, nomeadamente em Mondim da Beira, Tarouca, onde, por larga maioria, foi derrotada a lista da ditadura.

A Organização Regional de Setúbal, onde os «comes e bebes» não deixam ninguém indiferente, traz à Festa do Avante! as lutas e as reivindicações dos trabalhadores e das populações. Mas também as propostas do PCP e a intervenção pela concretização de projectos estruturais para o desenvolvimento da região. No sábado e domingo de manhã, as crianças voltam a ter iniciativas e brincadeiras a si destinadas.

Pelo seu lado, no espaço de Viana do Castelo a reivindicação de mais e melhores transportes públicos será sublinhada a traço grosso, enquanto que quem der um pulo ao espaço de Vila Real, além da gastronomia de excelência, lá encontrará em primeira linha a defesa da Casa do Douro, da sua história e legado, mote, igualmente, para o debate que ali se promove no sábado.



Mais artigos de: Festa do Avante!

O prazer do cinema ao ar livre é maior na Festa do Avante!

É junto ao lago, ao ar livre, que o CineAvante dá a conhecer a sua escolha de filmes: um olhar sobre a produção cinematográgica nacional mais recente nos formatos de curtas-metragem, longa-metragem, assim como imagem do real e a animação. São filmes que despontam uma reflexão sobre a conjuntura social, política e cultural do nosso mundo, enquadrada pela memória do que nos trouxe até aqui. Sabendo que o prazer do cinema não se limita ao nosso olhar sobre as imagens, este espaço conta com a presença dos realizadores para apresentarem os seus filmes, lançando desta forma a deixa para o debate de ideias que é também a Festa.

 

A reinvenção dos sons das ilhas de Cabo Verde

O mais recente disco dos Fogo Fogo, Fladu Fla (2021), foi considerado por vários críticos como um dos melhores do ano em Portugal. A canção-título, aliás, é o exemplo perfeito do repertório enérgico e vibrante do grupo, que reúne talentosos músicos e reinventa o funaná de Cabo Verde. Com eles subirá ao palco da Festa do Avante! outro grande talento, Dany Silva.

Desporto para todos

São inúmeras as provas, iniciativas e demonstrações desportivas que se realizam na Festa do Avante, envolvendo clubes, atletas e gente curiosa e com vontade. Também o desporto adaptado encontra aqui um lugar especial.

 

Comício da Festa

Domingo, 4 de Setembro, às 18h00, a Festa do Avante! tem o seu ponto alto com a realização do comício da Festa no Palco 25 de Abril. A iniciativa conta com as intervenções de Gonçalo Francisco, da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP, Manuel Rodrigues, da Comissão Política do Comité...

Comprar antecipadamente a EP ajuda a construir a Festa

Comprar antecipadamente a «Entrada Permanente» (EP) custa apenas 27 euros e dá acesso aos três dias de Festa do Avante!. Nas bilheteiras – a funcionar nos 2, 3 e 4 de Setembro – tem um custo de 40 euros. Ao adquirir este «titulo de solidariedade» estás a ajudar a construir a Festa da...

PCP nas Festas do Barreiro

A Organização Concelhia do Barreiro do PCP estará presente nas Festas do Barreiro 2022, que se realizam de 12 a 21 de Agosto. Neste espaço, destaca-se a divulgação da Festa do Avante! (com venda de EP), bem como as propostas que o PCP tem para o concelho, que visam o seu desenvolvimento...