Política e cultura sem exclusões nos espaços das organizações

Com todos os dis­tritos re­pre­sen­tados através das res­pec­tivas or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais do PCP, a Festa do Avante! é uma montra do País, da sua cul­tura em sen­tido lato, mas também das par­ti­cu­la­ri­dades cul­tu­rais de cada re­gião em di­versos do­mí­nios.

As pro­postas e in­ter­venção do PCP e a luta dos tra­ba­lha­dores estão em foco

Nos es­paços das or­ga­ni­za­ções do Par­tido, também vai ser pos­sível tomar con­tacto com as lutas que de­sen­volvem (ou de­sen­vol­veram no pas­sado, dei­xando raízes e exemplo) os co­mu­nistas, os tra­ba­lha­dores e as po­pu­la­ções em cada dis­trito. Nal­guns casos, será ainda pos­sível de­bater al­gumas das ques­tões mais can­dentes, con­tri­buto in­dis­pen­sável para o es­cla­re­ci­mento e a mo­bi­li­zação.

Nos Açores, o des­taque da ex­po­sição vai para a pro­dução re­gi­onal (exis­tindo, no pa­vi­lhão, como é há­bito, vá­rias igua­rias lo­cais para de­gustar), e para a mo­bi­li­dade e trans­portes, ao passo que no Alen­tejo – onde a mú­sica de raiz po­pular se fará ouvir nas suas vá­rias ex­pres­sões, os comes e bebes ilus­tram a ri­queza gas­tro­nó­mica da re­gião, e o ar­te­sa­nato o seu vasto pa­tri­mónio de sa­beres–, a mostra po­lí­tica, além das pro­postas do Par­tido para a re­gião, re­corda os 60 anos da con­quista das 8 horas de tra­balho nos campos do Sul. Dois de­bates estão agen­dados: sobre o de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico e as po­ten­ci­a­li­dades, e acerca da luta pelos di­reitos la­bo­rais.

As pro­postas e in­ter­venção do PCP, assim como a luta dos tra­ba­lha­dores e po­pu­la­ções, também vão estar em foco no es­paço do Al­garve, no qual não vão faltar, igual­mente, os tra­di­ci­o­nais e re­co­nhe­cidos bons pro­dutos re­gi­o­nais: da do­çaria ao ma­risco, pas­sando pelos ob­jectos e ar­te­factos sin­gu­lares.

Em Aveiro, a oferta gas­tro­nó­mica de todo o dis­trito (do­çaria ou leitão da Bair­rada), con­vive pa­redes meias com o su­bli­nhado da im­por­tância da re­sis­tência an­ti­fas­cista, en­quanto que em Braga, a gas­tro­nomia e o ar­te­sa­nato feito la­bo­ri­o­sa­mente da serra ao mar mi­nhotos (nesta Festa será pos­sível ad­quirir peças ex­clu­sivas de olaria), podem ser apre­ci­ados antes ou de­pois de tomar con­tacto com o des­taque dado ao di­reito à ha­bi­tação.

«Sem água não há pão! - Re­cursos hí­dricos, agri­cul­tura e de­sen­vol­vi­mento re­gi­onal», é o tí­tulo do de­bate pro­mo­vido na Festa do Avante! pela Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Bra­gança do PCP, que trará, ainda, uma ex­po­sição que evoca a his­tória da fer­rovia no dis­trito. Evo­cação é o que também se faz em Coimbra, de­sig­na­da­mente da crise aca­dé­mica de 62 e das lutas es­tu­dantis e da fi­gura de Adriano Cor­reia de Oli­veira, es­tando dis­po­ní­veis, ainda, sa­bores e sa­beres da re­gião.

No ano em que com­ple­taria 80 anos, Adriano Cor­reia de Oli­veira, mú­sico, mi­li­tante co­mu­nista e re­sis­tente an­ti­fas­cista, será, igual­mente, as­si­na­lado na Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto, que, como não podia deixar de ser, traz à Festa a gas­tro­nomia e ou­tras tra­di­ções lo­cais.

Já no es­paço de Cas­telo Branco e Guarda, os vi­si­tantes po­derão co­nhecer me­lhor estas re­giões da Beira In­te­rior, as lutas, es­pe­ci­al­mente em torno de ques­tões am­bi­en­tais e do au­mento do custo de vida, bem como passar em re­vista a ex­po­sição sobre as as­sem­bleias re­gi­o­nais do Par­tido: uma já re­a­li­zada e outra a re­a­lizar após a Festa do Avante!.

«Um povo que luta. Um Par­tido que trans­forma - ale­gria e con­fi­ança», é o lema que dá mote à de­co­ração po­lí­tica do es­paço de Leiria, onde, como é tra­dição, entre ou­tras peças, é pos­sível ad­quirir a edição do copo da 46.º Festa do Avante!. Em Lisboa, além dos ca­rac­te­rís­ticos es­paços de ob­jectos usados e de co­lecção, do sai-sempre e de uma vasta oferta de pe­tiscos, re­fei­ções e be­bidas (este ano, junto ao lago da Festa do Avante!, com uma ementa ve­ge­ta­riana e ade­quada a ce­líacos), os vi­si­tantes vão poder con­tactar com o Fado no tra­di­ci­onal local que lhe é de­di­cado. A com­po­nente po­lí­tica an­dará em torno da luta contra a ex­plo­ração e o agra­va­mento do custo de vida, por me­lhores con­di­ções e a va­lo­ri­zação do tra­balho e dos tra­ba­lha­dores.

Já na Ma­deira, a ex­po­sição in­ti­tu­lada «Sobre a re­pressão na Ma­deira após a Re­volta do Leite» con­tribui para com­bater o es­que­ci­mento e a re­es­crita da his­tória do fas­cismo, ao passo que em San­tarém o des­taque po­lí­tico vai para os 60 anos da con­quista das 8 horas de tra­balho nos campos do Ri­ba­tejo e para o Cen­te­nário de José Sa­ra­mago, na­tural das Azi­nhaga, Go­legã.

A re­sis­tência an­ti­fas­cista e a ac­tu­a­li­dade dos va­lores de Abril, são, igual­mente, re­al­çados pela Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Viseu, de­sig­na­da­mente a pro­pó­sito das «elei­ções» em 1971 e da cons­trução de listas de opo­sição, no­me­a­da­mente em Mondim da Beira, Ta­rouca, onde, por larga mai­oria, foi der­ro­tada a lista da di­ta­dura.

A Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal, onde os «comes e bebes» não deixam nin­guém in­di­fe­rente, traz à Festa do Avante! as lutas e as rei­vin­di­ca­ções dos tra­ba­lha­dores e das po­pu­la­ções. Mas também as pro­postas do PCP e a in­ter­venção pela con­cre­ti­zação de pro­jectos es­tru­tu­rais para o de­sen­vol­vi­mento da re­gião. No sá­bado e do­mingo de manhã, as cri­anças voltam a ter ini­ci­a­tivas e brin­ca­deiras a si des­ti­nadas.

Pelo seu lado, no es­paço de Viana do Cas­telo a rei­vin­di­cação de mais e me­lhores trans­portes pú­blicos será su­bli­nhada a traço grosso, en­quanto que quem der um pulo ao es­paço de Vila Real, além da gas­tro­nomia de ex­ce­lência, lá en­con­trará em pri­meira linha a de­fesa da Casa do Douro, da sua his­tória e le­gado, mote, igual­mente, para o de­bate que ali se pro­move no sá­bado.



Mais artigos de: Festa do Avante!

O prazer do cinema ao ar livre é maior na Festa do Avante!

É junto ao lago, ao ar livre, que o Ci­ne­A­vante dá a co­nhecer a sua escolha de filmes: um olhar sobre a pro­dução ci­ne­ma­to­grá­gica na­ci­onal mais re­cente nos for­matos de curtas-me­tragem, longa-me­tragem, assim como imagem do real e a ani­mação. São filmes que des­pontam uma re­flexão sobre a con­jun­tura so­cial, po­lí­tica e cul­tural do nosso mundo, en­qua­drada pela me­mória do que nos trouxe até aqui. Sa­bendo que o prazer do ci­nema não se li­mita ao nosso olhar sobre as ima­gens, este es­paço conta com a pre­sença dos re­a­li­za­dores para apre­sen­tarem os seus filmes, lan­çando desta forma a deixa para o de­bate de ideias que é também a Festa.

 

A reinvenção dos sons das ilhas de Cabo Verde

O mais re­cente disco dos Fogo Fogo, Fladu Fla (2021), foi con­si­de­rado por vá­rios crí­ticos como um dos me­lhores do ano em Por­tugal. A canção-tí­tulo, aliás, é o exemplo per­feito do re­per­tório enér­gico e vi­brante do grupo, que reúne ta­len­tosos mú­sicos e rein­venta o fu­naná de Cabo Verde. Com eles su­birá ao palco da Festa do Avante! outro grande ta­lento, Dany Silva.

Desporto para todos

São inú­meras as provas, ini­ci­a­tivas e de­mons­tra­ções des­por­tivas que se re­a­lizam na Festa do Avante, en­vol­vendo clubes, atletas e gente cu­riosa e com von­tade. Também o des­porto adap­tado en­contra aqui um lugar es­pe­cial.

 

Comício da Festa

Domingo, 4 de Setembro, às 18h00, a Festa do Avante! tem o seu ponto alto com a realização do comício da Festa no Palco 25 de Abril. A iniciativa conta com as intervenções de Gonçalo Francisco, da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP, Manuel Rodrigues, da Comissão Política do Comité...

Comprar antecipadamente a EP ajuda a construir a Festa

Comprar antecipadamente a «Entrada Permanente» (EP) custa apenas 27 euros e dá acesso aos três dias de Festa do Avante!. Nas bilheteiras – a funcionar nos 2, 3 e 4 de Setembro – tem um custo de 40 euros. Ao adquirir este «titulo de solidariedade» estás a ajudar a construir a Festa da...

PCP nas Festas do Barreiro

A Organização Concelhia do Barreiro do PCP estará presente nas Festas do Barreiro 2022, que se realizam de 12 a 21 de Agosto. Neste espaço, destaca-se a divulgação da Festa do Avante! (com venda de EP), bem como as propostas que o PCP tem para o concelho, que visam o seu desenvolvimento...