Petição pela adesão de Portugal ao TPAN

Hoje, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) lança uma nova petição – dirigida à Assembleia da República constituída na sequência das eleições de 30 de Janeiro – a reclamar a adesão de Portugal ao Tratado de Proibição de Armas Nucleares (TPAN). Às 14h30, no Largo do Chiado, em Lisboa, serão recolhidas as primeiras assinaturas.

Em nota de imprensa, o CPPC recorda que em 2017, 122 países participantes numa conferência das Nações Unidas realizada com o propósito de negociar um instrumento legalmente vinculativo, que proíba as armas nucleares e conduza à sua eliminação total, lançaram o TPAN, que entrou em vigor a 22 de Janeiro de 2021, na sequência da sua ratificação por 50 países.

Os Estados aderentes comprometem-se a «jamais, em nenhuma circunstância» desenvolver, testar, produzir, fabricar, ou por outros meios adquirir, possuir ou armazenar armas nucleares ou outros dispositivos explosivos nucleares.

Lamentavelmente, Portugal não assinou nem ratificou este tratado, apesar de o «desarmamento geral, simultâneo e controlado» ser um princípio consagrado na Constituição da República Portuguesa.




Mais artigos de: Nacional

«Vem daí e luta!» pela igualdade e direitos das mulheres

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) vai assinalar o Dia Internacional da Mulher com a Manifestação Nacional de Mulheres no Porto (5 de Março) e em Lisboa (12 de Março) para afirmar a luta das mulheres pela igualdade e pelos seus direitos.

Abate indiscriminadoem Castro Verde

A maioria PS na Câmara Municipal de Castro Verde chumbou uma proposta dos vereadores da CDU para travar o abate injustificado de árvores e melhorar os serviços municipais naquela área.

PEV lança campanha pela salvaguarda natural do País

A perda de representação parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) dificultará a acção ecologista institucional mas «não diminuirá a intervenção, vontade e determinação» do PEV e dos seus membros dirigentes, que «continuarão todos os dias ao lado das populações, ao lado da natureza, a agir em prol de um País...

Viana do Castelo pela paz

O Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, acolheu, no dia 29 de Janeiro, um Concerto pela Paz, promovido pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Viana do Castelo. Este espectáculo, apresentado pela actriz Ana Perfeito,...