Partido do Trabalho da Bélgica reúne «Congresso da Unidade»

O Partido do Trabalho da Bélgica (PTB-PVDA) realizou o seu «Congresso da Unidade», no dia 5 de Dezembro. Os 883 delegados ao Congresso prepararam durante um ano as teses apresentadas sob o título «O partido da classe operária. O partido da juventude. O partido do socialismo».

PTB-PVDA assume-se como o partido da classe operária, da juventude, do socialismo

Raoul Hedebouw foi eleito novo presidente do PTB-PVDA. Intervindo no Congresso, sublinhou que «a classe trabalhadora e a juventude precisam do seu próprio partido mais do que nunca, um partido que se opõe firmemente à direita e à política divisionista dos nacionalistas, um partido que propõe um projeto social genuinamente alternativo». A intervenção junto dos trabalhadores e da juventude foram prioridades assumidas pelo partido. Outro foco do Congresso foi a clara reafirmação do PTB-PVDA em prol do socialismo.

No seu Congresso, o PTB-PVDA alertou para os planos de divisão do povo belga, sublinhando que os trabalhadores não têm nada a ganhar com isso e que apesar de mais de 30 anos de propaganda nacionalista, a maioria do povo belga quer «mais Bélgica» e diz não a mais divisão. O PTB-PVDA faz da luta pela unidade da Bélgica uma das suas prioridades para os próximos anos, nomeadamente desenvolvendo uma campanha com o lema «Nós Somos Um».

Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, enviou uma mensagem de felicitações a Raoul Hedebouw pela sua eleição como presidente do PTB-PVDA, desejando-lhe sucesso no exercício das suas novas responsabilidades. Na sua carta, Jerónimo de Sousa enviou igualmente felicitações a Peter Mertens pelas suas novas responsabilidades, como Secretário-geral do partido, e expressou a solidariedade do PCP com a luta do PTB-PVDA pelos direitos e aspirações da classe trabalhadora e povo belga, em defesa da unidade do seu país, pelos direitos democráticos, pelo progresso social e o socialismo.




Mais artigos de: Europa

Pela valorização e por mais apoios à pesca artesanal e costeira na UE

Na Comissão das Pescas do Parlamento Europeu (PE) foi discutido o projecto do relatório «A situação da pesca de pequena escala na União Europeia: perspectivas futuras», da autoria do deputado do PCP no PE João Pimenta Lopes. O segmento da pesca de pequena escala, artesanal e costeira, tem uma importância estratégica,...

Ferrovia: um retrocesso de 130 anos

Dezembro marca o fim do Ano Europeu da Ferrovia. Um ano carregado de propaganda em torno do uso deste tipo de transporte, em nome da descarbonização, da substituição de voos de curta distância (menos de 600km) pelo comboio, do uso da ferrovia para a coesão territorial, para as ligações internacionais. Pouco se falou das...