EUA e milícia aliada roubam 80 por cento do petróleo sírio
O vice-ministro de Petróleo da Síria, Abdullah Khattab, denunciou que os Estados Unidos da América e as chamadas Forças Democráticas da Síria (FDS), protegidas por Washington, saqueiam mais de 80 por cento da produção de petróleo do país árabe.
«A nossa produção de petróleo ascende a 100 mil barris, 20 mil dos quais se processam nas refinarias do país, enquanto cerca de 80 mil são roubados pelas tropas de ocupação e sua milícia separatista FDS», disse o governante à televisão nacional.
Recordou que, em 2010, no ano anterior ao começo da guerra imposta a Damasco pelos EUA e aliados, a Síria produzia uns 400 mil barris de petróleo, dos quais refinava 250 mil e exportava 150 mil.
«Dependemos na actualidade da importação para garantir as necessidades de hidrocarbonetos e, apesar do bloqueio e das enormes dificuldades, existe desde há dois meses estabilidade no abastecimento de derivados de petróleo», disse Khattab.
Revelou que a gestão de hidrocarbonetos é feita electronicamente através de cartões magnéticos, dependendo a quantidade fornecida da disponibilidade. É dada prioridade às padarias, aos hospitais e às fábricas e instituições produtivas do sector público.
Washington intensificou a guerra económica contra a Síria ocupando 90 por cento das zonas produtoras de petróleo no país e impondo sanções a qualquer empresa de um país terceiro que negoceie com Damasco.