Região Europa do Conselho Mundial da Paz reuniu-se em Gaia

A reunião de organizações da região Europa do Conselho Mundial da Paz (CMP), que teve lugar nos dias 12 e 13, em Vila Nova de Gaia, contou com a presença de delegações de uma dezena de países.

Participaram no encontro: INTAL (Bélgica); Conselho da Paz de Chipre; Movimento Checo pela Paz; Movimento pela Paz (França); Aliança pela Paz e a Neutralidade (Irlanda); Conselho da Paz Alemão; Comité Grego para a Détente e a Paz; Conselho de Defesa da Solidariedade e da Paz (Espanha); Comité da Paz da Turquia; e, naturalmente, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), coordenador da Região Europa do CMP.

Foi um importante momento de debate sobre a complexa situação internacional, de diálogo e de aprofundamento das medidas a tomar para o reforço da solidariedade com os povos e de luta pela paz.

Os participantes foram recebidos na Câmara de Vila Nova de Gaia pela vereadora da Cultura, Paula Carvalhal, que saudou os representantes dos movimentos da paz e manifestou o empenho do município na defesa da paz, nomeadamente no âmbito do protocolo de cooperação entre a autarquia e o CPPC.

Ilda Figueiredo, do CPPC, agradeceu o apoio que o município tem dado ao longos dos últimos anos e que possibilitou a realização de concertos pela paz, exposições de artistas e iniciativas de educação para a paz, bem como a sua participação nos Encontros pela Paz.

Willy Meyer, do Conselho de Defesa da Solidariedade e da Paz, de Espanha, em nome das organizações presentes, agradeceu também o acolhimento e apoio da Câmara de Vila Nova de Gaia, valorizando o trabalho desenvolvido em defesa da paz.




Mais artigos de: Europa

PC da Bielorrússia rejeita provocações

O Partido Comunista da Bielorrússia (PCB) manifestou «profunda preocupação» face à escalada de tensões na fronteira ocidental do país, da responsabilidade da Polónia, dos Estados Unidos da América e da União Europeia.

O embuste da «adequação» dos salários mínimos

Na semana passada, votou-se na Comissão do Emprego e Assuntos Sociais do Parlamento Europeu (PE) as alterações à proposta da Comissão Europeia para a criação de uma directiva «relativa a salários mínimos adequados na União Europeia». Tanto a proposta da Comissão Europeia como o sentido geral das alterações aprovadas por...