Prémio Emmy para «Advocate»
O documentário israelita «Advocate», que conta a história da advogada Lea Tsemel, defensora dos presos políticos palestinianos nos tribunais israelitas, ganhou o prémio para Melhor Documentário na 42.ª edição dos Prémios Emmy para Notícias e Documentários.
O filme, realizado por Rachel Leah Jones e Philippe Bellaïche e produzido originalmente para o canal Hot 8 de Israel, foi também nomeado para um Emmy na categoria de Documentários Políticos e Governamentais Notáveis e tinha sido pré-seleccionado para os Óscares em 2019.
Uma versão americana de «Advocate» foi transmitida pela cadeia pública de televisão norte-americana PBS, atingindo cerca de 200 milhões de espectadores. Antes, o filme tinha sido selecção oficial do Festival de Cinema de Sundance e ganho uma série de prémios incluindo o prémio de Melhor Filme no festival DocAviv, em Telavive, em 2019.
Desde o início da década de 1970, a advogada Lea Tsemel tem-se dedicado à defesa dos Palestinos nos tribunais israelitas: feministas e fundamentalistas, manifestantes não violentos e militantes armados. Como advogada israelo-judaica que representa presos políticos há cinco décadas, Tsemel, na sua incansável busca de justiça, leva a prática de um defensor dos direitos humanos aos seus limites.